Variedades

Fim de semana em BH tem blocos de Carnaval e cortejos; veja agenda

Veja a agenda cultural e as novidades destacadas por Variedades
Fim de semana em BH tem blocos de Carnaval e cortejos; veja agenda
Bloco Filhas de Clara | Crédito: Andreza Sena

Maíra Manga estará de volta ao palco do Memorial Vale, na Praça da Liberdade, no domingo (18), às 11h, apresentando músicas de seu álbum de estreia, “Lá”’, no qual interpreta canções do compositor Sérgio Santos. O repertório também traz algumas composições do seu mais recente trabalho, o álbum “Cortejo”.

No palco, Maíra estará acompanhada pelo violão de Sérgio Santos. O show integra o projeto Memorial Mulheres, com curadoria de Juliana Nogueira. Retirada de ingressos 1h antes do evento (apenas um por pessoa). Dona de um timbre personalíssimo, Maíra alia técnica e expressividade, colocando-se inteiramente a serviço da canção.

Filha do compositor Célio Manga, a música sempre esteve presente em sua vida. Sempre com profunda paixão e compromisso para com a música popular brasileira, conciliou seus estudos formais com uma pesquisa de sonoridades e repertórios diversos. Em dezembro de 2021, a cantora lançou pela Biscoito Fino seu primeiro álbum intitulado “Lá”, um trabalho todo dedicado à obra inédita do compositor Sergio Santos, sendo 8 faixas em parceria com o poeta Paulo César Pinheiro.

São 12 faixas que contaram com os músicos: Sergio Santos, Rafael Martini, Felipe José e Luca Raele, além das participações especiais de André Mehmari, Rodolfo Stroeter, Grupo Vocal Brasileirão e também da orquestra russa St. Petersburg Studio Orchestra.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Trio elétrico do Pedro Sampaio

Depois de um Carnaval intenso no ano passado, Pedro Sampaio vem entregando uma folia ainda mais grandiosa para seus fãs em 2024. Uma das novidades da agenda é que o DJ puxará seu primeiro trio elétrico em Belo Horizonte, considerado um dos melhores carnavais do Brasil. O bloco vai sair no sábado (17), às 14h, na avenida Afonso Pena e o desfile terá duração de quatro horas. O set contará com a vasta lista de hits do DJ, A concentração começará às 13h, em frente ao Parque Municipal de Belo Horizonte.

Em sua turnê de Carnaval, o artista faz 16 apresentações, entre festas públicas, privadas, camarotes e trios elétricos, em 14 dias. Nove cidades estão na rota do DJ: Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Ouro Preto , Porto Seguro , Olinda e Acari (CE). O tema escolhido foi “Ícones da Música Brasileira” e nomes como Xuxa, É o Tchan!, Bonde das Maravilhas, Daniela Mercury e Mamonas Assassinas foram homenageados por Sampaio.

Afro Magia Negra

Dizendo adeus ao Carnaval de 2024, o bloco Afro Magia Negra apresentará nas escadarias do Memorial Vale, na Praça da Liberdade neste sábado (17), às 16h, uma performance que envolve e arrasta o público por meio de toques de tambores ancestrais, clarins, dança, água de cheiro e banho de pipoca.

Músicos percussionistas, músicos de instrumentos de sopros e dançarinos vão levar ritmos afromineiros, toques sagrados do candomblé, samba, afro beet, reegae, blues, jazz, death metal, funk soul, funk tamborzão e afro punk para a folia no Memorial.

O bloco Magia Negra foi fundado em 2013 pelo músico, dançarino, educador e agitador cultural mineiro Camilo Gan, com o objetivo primordial de reunir um coletivo de pessoas comprometidas no combate ao preconceito étnico-racial relacionado ao povo de pele preta. O principal objetivo do bloco é desfazer feitiços racistas, reverenciando, exaltando e divulgando os valores da cultura afro-brasileira através da música, dança linguagens e ações educativas.

Filhas de Clara

Há quem diga que o ano só começa de verdade depois do Carnaval, então, nada melhor para começar bem 2024 que as muitas bênçãos, axé e alegria do bloco Filhas de Clara, que faz seu cortejo no domingo (18) pós folia na avenida Clara Nunes, 88, bairro Renascença, com concentração a partir de 13h30.

O desfile sempre começa com um grande banho de manjericão para energizar todos os presentes. Os foliões se vestem de branco, com colares vermelhos e azuis, e dando o tom, uma banda composta apenas por mulheres, lideradas pelo trio de vocalistas: Aline Calixto, Júlia Tizumba e Tia Elza. As canções são de uma das maiores cantoras da música brasileira e pioneira no samba “de mulheres”: a grande Clara Nunes.

O repertório passa por toda a trajetória da artista, com sucessos para cantar junto como “Feira de Mangaio”, “O Mar Serenou”, Canto das Três Raças”, “Morena de Angola” e mais. Para este ano, o setlist vai homenagear em especial as canções do álbum “Alvorecer”, que completa 50 anos de lançamento.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas