Fim de semana é de Virada Cultural de BH; confira a programação

Definitivamente Belo Horizonte rendeu-se ao formato de programação cultural 24 horas. Vem aí a Virada Cultural neste fim de semana e é bom se preparar. Com o conceito “Belo Horizonte rima com VC”, a 9ª edição da Virada Cultural de Belo Horizonte destaca a conexão entre o coletivo e o indivíduo, assim como a cidade e o evento.
De sábado (24) a domingo (25 de agosto), em mais de 24 horas de programação aberta ao público, que vai começar às 18 horas e só terminar às 19 horas do último dia do fim de semana, o hipercentro da Capital vai receber 230 atrações. Entre os destaques nomes como Lenine e Marcos Suzano; Héloa; Lagum; MC Marechal; MC Laranjinha, estreia mundial de performance de Ricardo Aleixo, e participações de Dudu do Cavaco, Adriana Araújo e Toninho Geraes, e muito mais.
Além de música, o evento traz na programação diversas áreas e linguagens: cinema, teatro, exposições, intervenções, instalações e esportes urbanos. O Viradão Gastronômico propõe um roteiro de bares e restaurantes com pratos especiais, enquanto a Virada Sustentável promove ações de conscientização e preservação do meio ambiente, com destaque para o Recicla Belô, projeto idealizado pela SLU em parceria com a Secretaria e Fundação Municipal de Cultura, que promove a inclusão de catadores autônomos em eventos de rua.

O Viradão Gastronômico, por exemplo, tem uma curadoria especial que traz dicas de 29 estabelecimentos com petiscos variados para quem vai transitar pela noite, madrugada e manhã neste fim de semana. O restaurante Montê Beagá, que fica no Complexo CentoeQuatro, é parada obrigatória para os amantes da boa gastronomia. A casa participa da 3ª edição do Viradão Gastronômico, com seu exclusivo Croquetão – um petisco com muita maçã de peito desfiada cozida na cerveja preta, crocante por fora e macio por dentro. De consumo rápido, sabor marcante e ingredientes de primeira preta, o prato é ideal para manter a energia durante a maratona de atrações da Virada Cultural. São vários outros bares e restaurantes servindo petiscos ao preço máximo de R$ 20. O Croquetão do Montê vai custar R$ 18.
Haverá diversos palcos e atrações variadas no Parque Municipal, que vai apresentar também a Praça dos Patins com programação para a criançada, além da Praça Raul Soares, Praça Rui Barbosa e Praça Sete. O “coração” de BH, a queridinha Praça Sete, vai contar com projeções e mapping do Homem Gaiola, talentoso arquiteto e artist digital de Belo Horizonte, que mescla arte e tecnologia em suas inovadoras obras.
Lá também terá o Palco Forró Sound System, que pretende valorizar a cultura nordestina pelo resgate da música e da dança popular e a Feira Abya Yala, 1ª Feira Indígena & Imigrante de BH, que vai ter barracas de artes indígenas, gastronomia e de produtos fabricados artesanalmente pelas tribos indígenas Kambiwá e Pataxó.
A programação completa está no Instagram: @viradaculturalbh
Ouça a rádio de Minas