Fundador do Divina Providência receberá Prêmio de Responsabilidade Social Empresarial da ADCE
O presidente-fundador do Sistema Divina Providência, Jairo Siqueira de Azevedo, de 87 anos, será o homenageado da 14ª edição do Prêmio de Responsabilidade Social Empresarial, promovido pela Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa (ADCE-MG).
“Eu recebo esta homenagem não para mim, pessoalmente, mas representando a instituição em que muita gente trabalha para o bem dessas pessoas que nós ajudamos. Então, dentro desse entendimento, eu acho que é válido reconhecer a instituição que não é definitivamente pela minha pessoa, mas pelo conjunto de pessoas que nós conseguimos arregimentar para trabalhar pelas pessoas que sofrem. Pelas pessoas carentes, pelos que precisam de nosso apoio”, comentou Jairo sobre o prêmio.
A premiação, que tem o Diário do Comércio como um dos apoiadores, será entregue em solenidade no Auditório do Edifício Liberdade (rua da Bahia, 1.900), no bairro Lourdes, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, no dia 1º de dezembro, às 19h30.
Instituído em 2012, o Prêmio de Responsabilidade Social Empresarial reconhece líderes empresariais que, por meio de suas iniciativas, promovem os valores da ADCE-MG e contribuem para o fortalecimento de relações empresariais éticas e comprometidas com o bem comum.
Em 2022, o presidente do Conselho Gestor do Diário do Comércio, Luiz Carlos Motta Costa, foi o ganhador do prêmio.
Jairo Siqueira de Azevedo
Mineiro de Datas, na região Central de Minas, Jairo Siqueira de Azevedo é empresário e filantropo. Ele foi vendedor de pipoca ainda na infância, aos dez anos, na década de 1930, para ajudar a família a saldar uma dívida.
Após mudar-se para Belo Horizonte, ele fundou o Grupo Seculus, tornando-se um dos maiores empresários do Brasil. Impulsionado pela vocação religiosa e visão humanitária, ele criou o Sistema Divina Providência, que nasceu do Lar dos Meninos no bairro Olhos D’água, em BH, para oferecer dignidade e futuro por meio da educação.
Ao longo de mais 50 anos de propósito, a organização expandiu-se e é composta por 17 obras, 21 projetos, cinco serviços sociais e cinco programas sociais, incluindo o Lar de Meninos.
Além de Belo Horizonte, o Sistema Divina Providência atua em Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Contagem e Ibirité, na região metropolitana de BH; Crucilândia, na região Central; e Montes Claros, no Norte de Minas.
Em 2008, ao ser homenageado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Jairo Siqueira de Azevedo falou sobre sua dedicação ao trabalho filantrópico.
“Nossos olhos devem estar voltados não para o pouco que fizemos, pois fizemos muito pouco até agora, mas para o muito que falta ser feito. Prometemos a Deus lutar até o último dia em que nos der essa condição. Alguém me perguntou: ‘Jairo, você vai-se aposentar?’. Respondi: ‘Claro que vou. Quando não houver mais pobreza, mais miséria e alunos para serem profissionalizados, vou-me aposentar, mas, até então, continuarei lutando'”.
Números do Sistema Divina Providência
- 700 funcionários;
- 22.000 atendidos por mês;
- 4.262.252 refeições por ano;
- 660.939 certificados entregues.
Para ajudar a instituição, é possível fazer doação de alimentos e dinheiro. Também há a captação via renúncia fiscal para Pessoas Jurídicas e Pessoas Físicas. Saiba mais no site do Sistema.
Ouça a rádio de Minas