Gastrô Macacos começa nesta sexta-feira (14) com 15 estabelecimentos
Começa nesta sexta-feira (14) e vai até o dia 7 de dezembro, no distrito de São Sebastião das Águas Claras (Macacos), em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o Gastrô Macacos. O circuito gastronômico busca destacar a culinária local, a identidade territorial e o turismo sustentável. Quinze estabelecimentos participantes apresentarão pratos criados especialmente para o evento, com destaque para ingredientes regionais e identitários, como o mel e as Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs) — ora-pro-nóbis, taioba e jambu.
Os empreendimentos integram o Prepara Gastronomia, programa do Sebrae Minas, em parceria com a Prefeitura de Nova Lima, que capacita bares e restaurantes para qualificar a gestão, operações e experiências oferecidas ao público. Cada estabelecimento criou uma opção de entrada, prato principal ou sobremesa, ao custo de até R$ 70 cada, disponível durante todo o período do circuito.
Além de ser um evento de gastronomia, o Gastrô Macacos tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento econômico do distrito, valorizando a culinária como expressão cultural do território. O circuito incentiva o uso de produtos locais, fortalecendo agricultores, apicultores e pequenos produtores.
A iniciativa também promove a qualificação dos empreendedores do setor, por meio de capacitações e ações que dão visibilidade aos negócios. A expectativa é consolidar o Gastrô Macacos como evento anual de gastronomia no distrito, reforçando sua posição como destino de natureza, cultura e boa comida.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Nova Lima, Lucas Henrique de Oliveira Silva, o evento simboliza um novo momento para o distrito. “O turismo precisa ser visto como atividade econômica. Para quem visita a cidade, é lazer; para quem vive nela, é trabalho e renda”, ressalta.
Capacitação
A analista do Sebrae Minas, Lorena Melo, destaca que o evento é resultado de um trabalho contínuo de fortalecimento do setor. “O Prepara Gastronomia nasceu em Minas e, hoje, é uma metodologia nacional. Em Macacos, ele tem papel fundamental na qualificação dos negócios, na melhoria da competitividade e na valorização da identidade local. O Gastrô Macacos celebra essa evolução e a retomada turística do distrito”, explica.
A entidade também atua em Macacos por meio de ações como o Check-in Turismo, que estrutura experiências turísticas e qualifica empreendedores. “Estamos trabalhando o distrito como destino de experiência, natureza e identidade territorial. O circuito reforça essa vocação e contribui para consolidá-lo no mapa turístico estadual”, completa.
Vocação turística
Com cerca de três mil habitantes, Macacos enfrenta, desde 2019, os impactos das evacuações preventivas relacionadas à barragem B3/B4. Nos últimos anos, iniciativas conjuntas entre comunidade, Sebrae Minas e Prefeitura de Nova Lima têm fomentado a retomada econômica por meio da capacitação, valorização da produção local e promoção turística.
Cercado pela Serra do Curral, o distrito se destaca pelo relevo montanhoso, clima ameno, cachoeiras e trilhas — características que o consolidam como destino para turismo ecológico, gastronômico e de experiência. A região conta ainda com rede de pousadas, restaurantes e atividades voltadas ao turismo rural e sustentável. (Agência Sebrae de Notícias)
Ouça a rádio de Minas