Variedades

Gastronomia estimula o turismo

Gastronomia estimula o turismo
Crédito: Acervo Setur-MG/Xará

Dados da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) revelam que antes da pandemia, em 2019, a cozinha mineira movimentou cerca de R$ 20 bilhões. Diante de números expressivos como esse, não é segredo dizer o quanto os sabores que vêm dos nossos fogões são potências que demandam, cada vez mais, investimento e atenção de todos que compõem a cadeia produtiva da gastronomia no Estado.

Pensando, justamente, no lema de que a “união faz a força”, especialistas dos setores de alimentação fora do lar, turismo/hotelaria e entretenimento, se reúnem amanhã e na próxima quinta-feira no I Seminário de Gastronomia e Turismo – Minas de Cabo a Rabo. A iniciativa, com patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Belotur, surgiu a partir do projeto homônimo, criado pelo chef Flávio Trombino em 2015, no qual ele percorre diversas regiões mineiras para traçar a geografia rica e plural da cozinha das Alterosas. O evento, com entrada gratuita, será realizado no tradicional restaurante Xapuri, bairro Trevo, na região da Pampulha.

O objetivo, conforme destaca Trombino, é que este encontro seja o pontapé inicial de uma série anual de eventos de capacitação, discussão e fomento ao turismo tendo a gastronomia, nossa ‘menina dos olhos’, como foco principal. “À medida que Belo Horizonte cresce no setor do turismo, em especial o gastronômico, é importante utilizarmos os nossos saberes, experiências e cases de sucesso que estão próximos a nós para nos aperfeiçoarmos ainda mais. Vale ressaltar que BH já é, desde o fim de 2019, Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco. Portanto, é fundamental a união de todos que compõem o mosaico da nossa cozinha para que juntos possamos fortalecê-la e criarmos ações conjuntas que alavanquem o potencial belo-horizontino e mineiro de turismo, gastronomia, esporte, compras e negócios”, ressalta.

O I Seminário Minas de Cabo a Rabo contará com palestras e cinco mesas de discussão sobre os seguintes temas: Gastronomia e outros turismos (Esporte, negócios, compras); Turismo gastronômico e roteiros possíveis; Valorização do produto e do produtor local; Trabalho em rede (Hotéis, bares, guias, restaurantes, produtores de eventos, agências, locadoras, AirBnB, etc); e Turismo gastronômico e mídia (Criadores de conteúdo, influenciadores, articuladores).

Em cada mesa, haverá um palestrante, referência na área, que contará um case de sucesso para três convidados. Esses debaterão o assunto analisando o cenário belo-horizontino e brasileiro. Todas as mesas também terão a presença de um mediador, o chef Américo Piacenza, e a participação do público no final.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas