Giuseppe Oristânio dá vida a Guimarães Rosa

Os últimos anos da vida de Guimarães Rosa foram transformados na peça “Pormenor de Ausência”, resultado de uma pesquisa feita pela autora Livia Baião. O monólogo, que traz o ator Giuseppe Oristânio (foto) interpretando o autor e tem direção de Ernesto Piccolo, está em cartaz desde terça e segue com apresentações hoje (12) e domingo (14), no Teatro de Bolso do Sesiminas, na capital mineira.
O texto retrata o Guimarães Rosa em uma fase de intensa atividade, conciliando a carreira de escritor com a de diplomata, embora já estivesse com a saúde fragilizada. O espetáculo revela toda a humanidade do escritor, com os pensamentos focados nos problemas de saúde, e dilemas existenciais, que envolvem a perspectiva da finitude e o desejo de ingressar na Academia Brasileira de Letras (ABL).
Sgeundo a autora, “o texto procurou dar voz a um lado quase desconhecido do grande escritor, contrapondo sua genialidade às questões que o atormentavam em seus últimos anos de vida”, explicou Livia Baião.
João Guimarães Rosa nasceu em Cordisburgo, região Central de Minas, tendo se destacado como poeta, diplomata, novelista, romancista, contista e médico. Foi considerado por muitos o maior escritor brasileiro do século XX e um dos maiores de todos os tempos. Os contos e romances escritos por Guimarães Rosa ambientam-se quase todos no chamado sertão brasileiro. A sua obra destaca-se, sobretudo, pelas inovações de linguagem, sendo marcada pela influência de falares popular e regional, que, somados à erudição do autor, permitiu a criação de inúmeros vocábulos a partir de arcaísmos e palavras populares, invenções e intervenções semânticas e sintáticas.
Sua obra mais marcante foi “Grande Sertão: Veredas”. Guimarães Rosa foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras em 6 de agosto de 1963, sendo o terceiro ocupante da cadeira n.º 2, que tem como patrono Álvares de Azevedo. Ele morreu em 1967, ano em que foi indicado ao Prêmio Nobel de Literatura, vítima de um ataque cardíaco.
Serviço
“Pormenor de Ausência” será apresentada hoje (12), às 20h, e no domingo (14), às 18h, no Teatro de Bolso do Sesiminas (rua Padre Marinho, 60, bairro Santa Efigênia, BH). Os ingressos custam a partir de R$ 15 (meia entrada) e R$ 30 (inteira) e podem ser comprados pelo Sympla ou na bilheteria do teatro. A classificação indicativa é a partir de 12 anos.
Ouça a rádio de Minas