Governo de Minas quer debater soluções e questões pertinentes à Política Nacional Aldir Blanc

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo já está promovendo reuniões abertas on-line com o setor cultural para dialogar e debater soluções e questões pertinentes à elaboração do Plano Anual de Aplicação dos Recursos (PAAR), da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Os encontros promovidos pela Secult acontecerão sempre às 19h, no canal da pasta no YouTube, e vão contemplar diversas expressões artísticas e áreas da cultura.
A Pnab destinará R$ 160 milhões aos 853 municípios mineiros e começará a ser executada ainda neste ano. Outra novidade é que a Secult abriu, na terça-feira (14), consulta pública simplificada para recolher sugestões, opiniões e preocupações a fim de aperfeiçoar mecanismos, editais e critérios gerais para a aplicação da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab). Partes interessadas, cidadãos, agentes de cultura podem preencher um formulário on-line que pode ser acessado pelo site do governo do Estado. O objetivo é garantir a transparência, promover a participação democrática e ouvir as contribuições da comunidade.
A próxima reunião está agendada para esta segunda-feira (20) com as áreas de cultura alimentar, gastronomia, artesanato e moda.
Veja, a seguir, outros destaques de Variedades
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Jovens Talentos do Jazz
Criado em 2005 pelo Savassi Festival, o programa Jovens Talentos do Jazz está lançando o edital 2024 e 2025 com inscrições abertas até 31 de maio. Atualmente, o concurso é promovido por uma rede de festivais incluindo o próprio Savassi Festival, Amazonas Green Festival, Festival Jazz and Blues Guaramiranga, Marien Calixte Jazz Music Festival, POA Jazz Festival, e pelo Clube do Jazz Savassi Festival e Blue Note São Paulo.

As bandas selecionadas irão se apresentar em todos eles e também nos clubes, os mais importantes do gênero. Os interessados devem se inscrever pelo formulário disponibilizado no site. A participação é gratuita, aberta a artistas de todo o País e restrita às primeiras 80 inscrições válidas. O projeto tem patrocínio do Instituto Unimed-BH.
O edital Jovens Talentos do Jazz busca revelar novos nomes da área e enriquecer o os diversos festivais do Brasil.
“Raízes Entrelaçadas”
O Centro Cultural Unimed-BH Minas (rua da Bahia, 2.244 – Lourdes – BH) vai abrigar, de 21 de maio (terça-feira) a 13 de junho, a exposição intitulada “Raízes Entrelaçadas: 200 anos de amizade transformando o futuro”. São 35 fotos que destacam a semelhança entre o Brasil e a história cultural e social estadunidense. A entrada é franca e o horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 8h às 20h, e domingos e feriados, das 8h às 19h.
As fotos expostas no espaço apresentam ações de colaboração para um futuro em temas como: clima, igualdade racial e de gênero e tecnologia. A curadoria é do João Kulcsár, ex-aluno da Fulbright, professor da Universidade de Harvard e professor e coordenador de fotografia do Senac-SP.
“Nossos países têm semelhanças históricas e enfrentamos desafios similares. Por essa razão, é tão significativo a celebração do bicentenário das relações Brasil – Estados Unidos, principalmente através desta exposição, porque mostra como podemos juntos construir um futuro melhor para nossas nações”, ressalta a cônsul dos EUA em BH, Katherine Ordoñez.
Mercado das Flores
Neste mês de maio, o recém-inaugurado e tradicional Mercado das Flores, no centro da Capital, vai oferecer uma programação cultural gratuita para os belo-horizontinos. Reaberto pelo Sesc em Minas com o propósito de valorizar a cultura, a gastronomia e o turismo do Estado, o espaço terá uma agenda de atividades dedicadas a performances artísticas e eventos musicais. A programação começa hoje (17) e ainda dá tempo de se programar. É o “Cortejo – Espetáculo “As Cores da América Latina”.

Ao meio-dia, o cortejo começa no foyer do Sesc Palladium, na rua Rio de Janeiro, no centro, e segue até o Mercado das Flores, interagindo com o público pelo caminho. Vencedor do 34º Prêmio Shell de Teatro, na categoria Destaque Nacional, o espetáculo é inspirado em manifestações culturais do Chile, do Peru e do Brasil. A apresentação envolve dança e teatro, e os personagens usam máscaras de Fofão – figura do tradicional carnaval maranhense. No dia 31 de maio, às 12h30, o espaço vai receber o show JazzCordeon.
O espetáculo destaca as diversas características e a beleza do acordeon por meio de uma mescla de gêneros musicais que ilustram a universalidade do instrumento.
Ouça a rádio de Minas