Grupo Galpão estreia hoje com “Cabaré Coragem”

Estreia hoje, em Belo Horizonte, “Cabaré Coragem”, do Grupo Galpão. Ao percorrer o universo do cabaré, de Brecht à contemporaneidade, o novo espetáculo apresenta uma trupe envelhecida e decadente que, apesar das intempéries e dos revezes, reafirma a arte como lugar de identidade e permanência.
Ao mesclar um repertório de músicas interpretadas ao vivo com números de variedades e danças, fragmentos de textos da obra de Brecht e cenas de dramaturgia própria, o Cabaré Coragem convida o público a uma viagem sonora e visual.
Fiel às suas origens de teatro popular e de rua, o Grupo Galpão busca, na nova montagem, a ocupação de espaços alternativos, ao romper, uma vez mais, com a relação entre palco e plateia, numa encenação que incorpora, radicalmente, a presença do público, sempre convidado a compartilhar da encenação.
Com direção de um de seus integrantes, o ator e diretor Júlio Maciel, o espetáculo conta com direção musical, trilha e arranjos de Luiz Rocha, dramaturgia coletiva com supervisão de Vinicius de Souza, cenários e figurinos de Márcio Medina, iluminação de Rodrigo Marçal e, no elenco, os atores Antonio Edson, Eduardo Moreira, Inês Peixoto, Luiz Rocha, Lydia del Picchia, Simone Ordones e Teuda Bara.
Júlio Maciel conta que “já se passaram muitos meses desde que nos sentamos ao redor de nossa mesa de trabalho na busca por um novo espetáculo”. “Como sempre, vieram muitas ideias, uma enxurrada de sonhos, vontades. Líamos Bertolt Brecht à procura de inspiração e para entender o caos político e social que vivíamos, enquanto uma persistente pandemia nos assombrava. Lembro-me de que, num desses encontros, às vezes acalorados, alguém disse a palavra ‘Cabaré’”.
Todos queriam tudo, pois estavam “famintos de gente”, segundo explicou Júlio. “Queríamos juntar as pessoas, tínhamos saudade. A partir de desejos pessoais, começamos a preparar canções, números de variedades. Reativamos nossa banda e convidamos muitos amigos criadores, que, corajosamente, aceitaram embarcar nessa nau para o desconhecido”, diz. Tais artistas levaram o Grupo por diversas rotas, de forma a que conhecessem várias paisagens.
“Ao modo das personagens de Brecht, as figuras desse cabaré são extremamente carentes, vítimas da guerra e da exploração, esquecidas ou marginalizadas, mas cheias de sonhos e pulsões de vida”, conta Vinicius de Souza.
Depois da estreia em BH, Cabaré Coragem fará temporada em São Paulo e no Rio de Janeiro. O espetáculo é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale e da Cemig.
Serviço – As apresentações serão realizadas de hoje a 18 de junho, de quinta a domingo, às 20h, no Galpão Cine Horto. Os ingressos saem a R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia) na Sympla e na bilheteria do teatro, uma hora antes do espetáculo.
Ouça a rádio de Minas