Guia apresenta Minas Gerais para o mundo

A 10ª edição do Minas Gerais Business Guide (Minas Guide) será lançada dia 30 de outubro, em evento na Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), na Capital. Pela primeira vez o guia será lançado no exterior, dia 7 de novembro, em Xangai, e dia 12 de novembro, em Dubai.
A novidade é comemorada pela presidente do Conselho Empresarial de Relações Internacionais da ACMinas e coordenadora do Projeto Internacionaliza BH, Mônica Cordeiro. O lançamento inclui uma jornada de negócios. Quinze empresas mineiras selecionadas através de um chamamento público pela ACMinas vão formar uma comitiva e terão encontros de negócios e visitas técnicas nas duas cidades.
“Trabalhamos em conjunto com o Itamaraty para fazer as ações de promoção comercial. Começamos por esses dois países primeiro pelas grandes oportunidades que eles oferecem e porque temos um material raro em árabe e mandarim. Isso facilita muito a entrada nesses territórios. O Minas Guide, da maneira como é feito, ainda é uma iniciativa única no Brasil.
Minas é o único estado que se apresenta dessa forma. Agora estamos em sete idiomas. Um livro em inglês e a mesma publicação em mais seis línguas no site: italiano, espanhol, francês, árabe, mandarim, além do inglês e do português”, explica Mônica Cordeiro.
A nova edição atualiza dados da economia mineira, apresenta as regiões e dá destaque ao modo de fazer negócios dos empresários mineiro e a cultura e história do Estado. Também é possível acessar a versão através de dispositivos móveis e baixar o arquivo em PDF. O Sul de Minas é a região destaque dessa edição. Serão distribuídos 1,5 mil exemplares físicos.
“É um grande desafio apresentar toda a riqueza e diversidade de Minas Gerais em pouco mais de 100 páginas. Sabemos que quem não mostra o seu território sequer entra na competição global e nós queremos dar um passo além. Entendemos que a Ásia oferece um número gigante de oportunidades e que esses mercados exigem relacionamento e confiança. Por isso é tão importante estarmos lá, construirmos essa relação”, pondera a presidente do Conselho Empresarial de Relações Internacionais da ACMinas.
Participantes – Entre as empresas que vão para a viagem, que vai acontecer entre os dias 4 e 14 de novembro, duas já têm processos de internacionalização consolidados e atuam nesses mercados: o grupo Martini Saback, do setor de construção civil, que já atua em Oman e nos Emirados Árabes; e o Grupo Serpa, do setor de logística, e opera empresas nos Estados Unidos e China. Elas têm um trabalho de âncora e estão ajudando a preparar as novatas para o desafio. Nesse período foram feitos quatro encontros de preparação, em que foram apresentados aspectos como economia, história e etiqueta empresarial dos dois territórios.
O grupo é composto por empresas de diferentes portes e setores. De agro, a Fazenda Olhos D’água; alimentação, Sr. Nico; cosmética, Pachamama; moda, Arte Sacra, Danielle Benício e Le Dix Store; pedras e joias, Diamante Azul; mão de obra especializada, Minas do Lar e TC Engenharia; serviços, Ephata, Social Motive e Socila; e escola de idiomas, Inova School.
Para a idealizadora da Social Motive, Marcela Godoy, a iniciativa abre para a empresa uma oportunidade de se lançar no exterior antes mesmo de um lançamento oficial no Brasil. “A Social Motive é uma startup em fase de MVP. Já temos clientes mas não fizemos um lançamento. Conheci o projeto da viagem em uma palestra e me apresentei despretensiosamente, querendo aprender. Agora já com visitas marcadas e conhecendo os mercados já penso com mais ousadia. Como empresa de serviços não vi nada parecido com o que fazemos por lá. Acredito que essa seja uma grande chance de fazer negócios”, afirma Marcela Godoy.
Ouça a rádio de Minas