Variedades

Henrique Salvador, do Hospital Mater Dei, recebe homenagem

Na comemoração pelo aniversário, entidade irá homenagear 20 profissionais com contribuição relevante para o setor de saúde no País. Confira também outros destaques de Variedades
Henrique Salvador, do Hospital Mater Dei, recebe homenagem
Crédito: Divulgação / Mater Dei

O presidente do Conselho de Administração da Rede Mater Dei de Saúde, Henrique Salvador, será homenageado nesta quarta-feira (8), às 9h, no Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, em sessão solene pelos 30 anos da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde). A CNSaúde congrega oito federações e 90 sindicatos de saúde em atividade, representando os estabelecimentos de serviços de saúde no Brasil, como hospitais, clínicas, laboratórios, serviços de diagnóstico, entre outros.

Na comemoração pelo aniversário, a entidade irá homenagear 20 profissionais com contribuição relevante para o setor de saúde no País. “Ser reconhecido pela confederação é motivo de orgulho. Irei receber essa homenagem em nome de toda a comunidade Mater Dei, que atua de forma humanizada atendendo às necessidades daqueles que confiam nos serviços prestados em nossas Unidades Hospitalares. Parabenizo a CNSaúde pelos seus 30 anos e que continue o seu trabalho de fortalecimento do setor de saúde brasileiro”, afirma o médico Henrique Salvador.

Veja, a seguir, outros destaques de Variedades:

Violas dos Vales

Violas dos Vales é um festival itinerante de violas caipiras e saberes que será realizado ao longo do mês de maio, começando na capital mineira e seguindo para os Vales do Mucuri e do Jequitinhonha. O show de abertura do evento acontecerá nesta quarta-feira (8), às 20h, no Teatro Raul Belém Machado (rua Jauá, 80 – bairro Alípio de Melo ) com entrada franca. Com a participação de renomados violeiros e violeiras, incluindo Chico Lobo, Wilson Dias, Gustavo Guimarães, Rubinho do Vale, Carlos Farias, Bilora e Augusto Cordeiro, o show de abertura terá também a participação especial da violeira Jéssica Soares.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Violas dos Vales tem como premissa perpetuar a importância dos saberes, linguagens e expressões musicais da viola caipira, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Minas Gerais em 14 de junho de 2018. As retiradas de ingressos são pela plataforma da Sympla ou pela bilheteria do teatro (duas horas antes do espetáculo).

“Ciclo Víctor Erice”

O Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes, vai inaugurar uma nova faixa de programação com filmes de um dos maiores diretores da Espanha, Víctor Erice, responsável por clássicos como “O Espírito da Colmeia”. A nova programação trará em cada mês exibições semanais dedicadas à filmografia de grandes diretores. Ao longo dos meses de maio e junho, o público poderá assistir, sempre às terças-feiras, a partir das 20h, a um filme do “Ciclo Víctor Erice”. A programação começa nesta terça-feira (7) com “O Espírito da Colmeia”, de 1973, e termina no dia 11 de junho exibindo o longa-metragem “Fechar os Olhos”, lançado em 2023.

Ciclo Víctor Erice
Crédito: Reprodução

A mostra é uma parceria da Fundação Clóvis Salgado com o Instituto Cervantes de Belo Horizonte. Além da exibição dos filmes, haverá duas atividades formativas e uma entrevista exclusiva com o cineasta espanhol Jaime Chávarri, mediada por Victor Guimarães, crítico, programador e professor de cinema. A entrevista será publicada na plataforma CineHumbertoMauroMAIS.

Mesmo com uma pequena filmografia, Erice é reconhecido mundialmente. A entrada no Cine Humberto Mauro é gratuita, e os ingressos para as exibições podem ser retirados na bilheteria do cinema, a partir de 1 hora antes de cada sessão.

Concerto “O Novo Mundo”

A Orquestra Sinfônica e o Coral Lírico de Minas Gerais vão apresentar o concerto “O Novo Mundo”, regido por Oliver Weder, renomado maestro alemão, que vem pela primeira vez ao Brasil. O espetáculo terá também a participação do Coral Infantojuvenil do Palácio das Artes e da soprano Melina Peixoto e do barítono Pedro Viana. No repertório estão obras clássicas de Verdi, Puccini e Dvořák. O concerto acontece nesta quarta-feira (8), às 20h, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, com ingressos a R$ 15 a meia entrada. E nesta terça-feira (7), na tradicional edição do projeto “Sinfônica ao Meio-Dia”, será apresentado parte do programa e tem entrada gratuita.

A “Sinfonia do Novo Mundo” ganhou visibilidade mundial, em 1969, na histórica missão Apollo 11, que marcou a primeira vez em que o homem pisou na lua. O astronauta Neil Armstrong levou consigo uma gravação da “Sinfonia do Novo Mundo”, de Dvořák. Embora tenha sido composta por um tcheco, a obra se tornou um ícone da cultura estadunidense.

O concerto marcará a primeira vez do regente Oliver Weder no País., que é maestro titular de uma das orquestras mais antigas da Alemanha, a Orquestra Sinfônica de Thüringen (cuja história remonta ao século XVII), e diretor geral de Música do Teatro de Rudolstadt.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas