Variedades

Hospital veterinário universitário de BH inclui terapias alternativas para tratar animais

Instalado no Uni-BH do bairro Buritis, unidade passa a oferecer acupuntura, moxaterapia e aromaterapia para tratar os animais
Hospital veterinário universitário de BH inclui terapias alternativas para tratar animais
Crédito: Divulgação/ UniBH

O complexo veterinário do Centro Universitário Uni-BH, que alia serviços veterinários com preços acessíveis à profissionalização dos estudantes, ampliou o seu rol de atendimentos e, agora, também conta com medicina integrativa. Com isso, os animais também poderão ser tratados com terapias alternativas como acupuntura, moxaterapia e aromaterapia. O hospital veterinário está localizado no campus Buritis, região Oeste da capital mineira.

A unidade atende pets de tutores que moram em Belo Horizonte e Região Metropolitana, e conta com a participação ativa dos universitários da instituição, criando uma parceria entre conhecimento, prática acadêmica e preços populares. 

Há quase sete anos em funcionamento, o hospital é equipado para realizar diversos procedimentos e oferece desde consultas de rotina até cirurgias complexas e terapias avançadas. Agora, com a inclusão da medicina integrativa no rol de atendimentos, a ideia é cobrir as várias camadas que envolvem o adoecimento de um animal, como explica o médico do Hospital Veterinário Uni-BH, Pedro Santana.

“A medicina integrativa fala sobre tratar o indivíduo como um todo. Acreditamos que a patologia só se instala no organismo depois que ocorre o adoecimento da camada espiritual, mental e energética dos pacientes. Durante o tratamento, a medicina integrativa vai trabalhar para manter o equilíbrio destas três camadas”, conta Santana.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


As técnicas de medicina alternativa inclusas são a acupuntura, que inclui enfiar agulhas finas no corpo do paciente, a moxaterapia, que utiliza bastões acesos com fogo no tratamento, e a aromaterapia, terapia complementar com óleos essenciais.

“As diferentes técnicas funcionam como tratamento preventivo para doenças respiratórias, cardíacas e dores crônicas, e são benéficas para o sistema imunológico”, observa o médico.   

Crescimento profissional e atendimento de qualidade

O hospital veterinário da universidade oferece atendimentos de baixa, média e alta complexidade, que vão desde consultas para clínica médica de pequenos e grandes animais, até procedimentos como cirurgia, anestesiologia e imagiologia

Outro ponto que se destaca é a forma como os trabalhos desenvolvidos no campus se materializam na criação e entrega de serviços que afetam diretamente a qualidade de vida da comunidade.

Para os tutores que não podem arcar com os custos dos serviços particulares, o complexo oferece condições especiais a estes animais. A coordenadora do Hospital e docente do curso de Medicina Veterinária do campus, Rafaela Cerqueira, comenta sobre a presença de um hospital veterinário dentro do Uni-BH, que oferece vantagens tanto para os alunos como para a comunidade em geral.

“Este ambiente proporciona aos estudantes de medicina veterinária uma oportunidade única de aprendizado prático. Eles têm a possibilidade de aplicar o conhecimento teórico adquirido em sala de aula no tratamento de animais reais, sempre sob a supervisão de veterinários e professores experientes. Além disso, a comunidade local pode se beneficiar com os serviços veterinários oferecidos e com os eventos educativos e de conscientização sobre saúde animal que são organizados para envolvê-los e, dessa forma, promover uma maior compreensão sobre a importância dos cuidados com os pets”, conta.

Serviço para a comunidade 

Atualmente, a unidade dispõe de um quadro com 23 colaboradores fixos, composto por médicos veterinários, enfermeiros, profissionais administrativos e de serviços gerais. Além disso, há o envolvimento semanal de cerca de 100 alunos que participam das rotinas de atendimento por meio de grades extracurriculares e atividades de extensão.

O complexo fica aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, e as marcações de consultas podem ser feitas on-line. Já os procedimentos de pronto atendimento são feitos por ordem de chegada no hospital.  As internações e terapias intensivas funcionam 24h por dia, todos os dias da semana.

Veja as instalações disponíveis:

  • recepção, 
  • consultórios,
  • laboratório de análises clínicas,
  • sala de raio-x e ultrassom,
  • salas de internações separadas para cães e gatos,
  • unidade de terapia intensiva,
  • bloco cirúrgico de pequenos e grandes animais (com equipamentos modernos de monitoramento, anestesia inalatória, circuito interno de oxigenação),
  • baias para internação de animais de grande porte,
  • curral para acomodação dos bovinos,
  • clínica de ruminantes e equinos, e 
  • estacionamento amplo e gratuito para os tutores.
     

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas