Hub P7 Criativo discute benefícios fiscais para impulsionar economia criativa em BH

O P7 Criativo, hub de Inovação e Economia Criativa localizado em BH, receberá o Conecta P7, evento voltado a empreendedores, especialistas e representantes do poder público, nesta quinta (20), com objetivo de abordar o papel dos incentivos fiscais na expansão da economia criativa e tecnológica da Capital mineira. O encontro terá como destaque discutir e orientar sobre a possibilidade de redução do Imposto Sobre Serviços (ISS) para empresas de tecnologia e alguns segmentos da indústria criativa residentes no P7 Criativo.
De acordo com o presidente executivo do P7 Criativo, Gustavo Macena, a redução do ISS é um diferencial competitivo que coloca Belo Horizonte no mapa da inovação e da economia criativa. “Queremos que os empreendedores se sintam apoiados e integrados a um ecossistema que valoriza a criatividade e o desenvolvimento econômico”, reforça.
O Imposto Sobre Serviços (ISS) é um tributo cobrado pelos municípios e pelo Distrito Federal sobre a prestação de serviços realizada por empresas ou profissionais autônomos. Também conhecido como Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), ele incide em praticamente todas as operações que envolvem a prestação de serviços, o que o torna uma importante fonte de arrecadação municipal.
Como funciona
No caso de Belo Horizonte, o ISS tem uma alíquota padrão de 5%. Mas, por meio de incentivos fiscais, pode ser reduzido para empresas que atendam aos requisitos de programas específicos, como o PROEMP (Programa de Incentivo à Instalação e Ampliação de Empresa), que beneficia espaços como o P7 Criativo e o Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH Tec).
O programa busca atrair e fomentar empreendimentos de base tecnológica e criativa no município, fortalecendo o ecossistema local de inovação. Entre os benefícios fiscais apresentados estão a redução de até 60% no ISS durante cinco anos variando de acordo com a Classificação Nacional das Atividades Econômicas (CNAE), com piso mínimo de 2% e carência de 36 meses para pagamento do imposto.
Segundo o fundador da Atomyc, empresa de Design & Desenvolvimento de Produtos Digitais residente no P7 Criativo, Lucas Alexandre, a redução do ISS foi um dos principais atrativos para abertura da Atomyc em BH. “Como somos uma startup sem investidores, cada recurso precisa ser bem direcionado, e o PROEMP tem sido essencial para nosso crescimento. Esse incentivo nos permite investir em cursos, ferramentas e tecnologias como Inteligência Artificial, otimizando nossos processos e fortalecendo nossa operação”, explica.
Saiba como será a programação do Conecta P7:
- O evento começa às 16h30 com o “Café com Conexões”, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
- Durante os primeiros 30 minutos, será apresentada uma missão internacional destacando oportunidades de negócios no exterior.
- Às 17h, Patrícia Amaral, CEO da Conecta Barcelona, iniciativa global que apoia empresas em áreas como inovação, crescimento estratégico e acesso a ecossistemas internacionais, conduz um talk sobre neoindustrialização e tendências globais em inovação, trazendo insights sobre como empresas podem se conectar a ecossistemas internacionais e alavancar o crescimento estratégico.
- Em seguida, às 17h30, representantes da Prefeitura de Belo Horizonte apresentarão os detalhes do PROEMP, esclarecendo dúvidas sobre os trâmites necessários para que as empresas residentes no P7 Criativo possam acessar os benefícios fiscais.
- O evento será encerrado com um happy hour promovido pelo Silicon About Drink, tradicional encontro das startups da Capital mineira, seguido de uma apresentação cultural da Corte Momesca de Belo Horizonte.
- Os ingressos para o Conecta P7 são gratuitos e podem ser adquiridos mediante inscrição no site da plataforma Sympla.
O P7 Criativo é o primeiro hub de Inovação e Economia Criativa do Brasil, criado para fortalecer negócios em que criatividade e conhecimento são os principais ativos. O espaço reúne empresas, empreendedores e profissionais de diversas áreas, como audiovisual, moda, software, tecnologia, design, games, música, arquitetura, comunicação, gastronomia e cultura. O hub está localizado na rua Rio de Janeiro, 471, no Centro de Belo Horizonte.
Ouça a rádio de Minas