Variedades

Veja como consultar a popularidade do seu nome e sobrenome no Brasil e na sua cidade

O IBGE também revela a evolução década a década e o cálculo da idade mediana para cada um dos nomes próprios registrados
Veja como consultar a popularidade do seu nome e sobrenome no Brasil e na sua cidade
Site mostra os nomes mais comuns no Brasil. | Foto: Reprodução/ IBGE

Depois de conferir as listas dos nomes e sobrenomes mais populares do Brasil, do seu estado e da sua cidade, divulgadas nesta nesta terça-feira (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é hora testar a popularidade da escolha feita pelos pais e registrada própria na certidão de nascimento. Além da posição no ranking nacional, do seu estado e as dez cidades com maior prevalência do seu nome na população, o IBGE também oferece a evolução década a década e o cálculo da idade mediana para cada um dos nomes próprios registrados.

Para conferir, clique neste link e digite o nome ou sobrenome a ser consultado no campo de pesquisa.

De brinde, você ainda encontra curiosidades como o signo do zodíaco e o signo chinês mais comuns no Brasil entre os xarás.

Depois da investigação, é hora e testar seu conhecimento sobre o próprio nome, no quiz Jogo dos Nomes.

E se o meu sobrenome não estiver na lista?

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há mais de 140 mil nomes próprios e mais de 200 mil sobrenomes diferentes no Brasil.

Se o seu nome ou sobrenome não estiverem disponíveis, há explicação. Dependendo da singularidade do nome ou sobrenome buscado, o dado poderá ser ocultado para garantir o sigilo estatístico. É o que acontece em caso de termos com menos de 20 incidências no país, por exemplo.

Clicando em Compartilhar (no alto à direita), é possível enviar para os amigos pelo WhatsApp e postar nas próprias redes sociais.

Entenda a origem dos sobrenomes

Na Europa Medieval, quando as cidades cresceram e mais pessoas passaram a ter nomes iguais, os sobrenomes surgiram para ajudar a identificar quem era quem. A partir da Reforma Protestante, os sobrenomes começaram a ser registrados oficialmente nos batismos e casamentos. No Brasil, as principais origens são:

Patronímicos (derivados do nome do pai)
Rodrigues
Fernandes
Álvares
Bernardes
Vasques

Fauna e flora
Lobo
Aranha
Coelho
Leitão
Figueira
Pereira
Oliveira

Religiosos
Santana
Assis
Romero
Neves
Bento
Trindade
Batista

Qualidade física ou moral
Branco
Moura
Pequeno
Amado
Longo
Velho

Topônimos (nomes de lugares)
Monte
Barros
Costa
Lago

(Com informações do IBGE)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas