Inaugurado em BH Memorial Dom Serafim

Foi inaugurado na última terça-feira (6), no Campus Aloysio Faria, o Memorial Cardeal Dom Serafim, que contempla uma exposição permanente em homenagem ao fundador e patrono da Fundação Dom Cabral (FDC), e busca inspirar e compartilhar as realizações, a história e o legado do cardeal Dom Serafim.
A curadoria do espaço foi feita pelo Escritório de Histórias, em parceria com o Memória FDC, que promoverá a atualização constante do acervo e compartilhamento com o público interno e externo, visando cumprir seu papel de resguardar a história da instituição e a memória dos seus principais personagens.
Segundo a FDC, o propósito do memorial é preservar e perenizar o legado de dom Serafim. José Luiz Faria, conselheiro honorário da FDC, foi o primeiro convidado a falar e resumiu seu sentimento em duas palavras: “Amizade e gratidão pela obra de vida de Dom Serafim”.
O gerente-executivo do Centro Social Cardeal e sobrinho de Dom Serafim, Sérgio Rabelo, representando a família, relembrou o processo de incorporação da Fundação José Fernandes de Araújo pela FDC e como o desejo de Dom Serafim surgiu e tornou-se realidade.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O presidente da Diretoria Estatutária, professor Emerson de Almeida, encerrou a cerimônia falando sobre a homenagem a Dom Serafim, e relembrou a relação umbilical que ele teve com a FDC. “Ele moldou a FDC para se tornar a instituição que é hoje”.
Sobre o Memorial, o professor Emerson destacou que o espaço “visa homenagear e compartilhar com os públicos externos e internos da FDC, a vida e o legado do fundador e patrono da Fundação Dom Cabral, um homem com sua sabedoria e bondade ajudou as pessoas com as suas ações sociais”.
O Memorial Cardeal Dom Serafim inaugurado com os membros do Conselho Curador, familiares e amigos na terça-feira será lançado na FDC no próximo dia 13, durante a reunião geral e, em breve, estará disponível pelo portal Memória FDC – www.memoria.fdc.org.br.
Ouça a rádio de Minas