Variedades

Inhotim entra na lista do New York Times de destinos para conhecer em 2026

Museu em Brumadinho é apontado como um dos principais polos culturais do Brasil pela publicação norte-americana
Inhotim entra na lista do New York Times de destinos para conhecer em 2026
Obras de arte em Inhotim | Foto: Mtur/ Pedro Vilela

O Instituto Inhotim, localizado em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), foi incluído na lista de 52 destinos para conhecer em 2026 elaborada pelo jornal The New York Times. A publicação destaca o museu de arte contemporânea como um dos principais polos culturais do Brasil, reunindo arte, arquitetura e paisagismo em um único território.

Com cerca de 500 obras distribuídas em 24 galerias de arquitetura própria, integradas a um amplo jardim botânico, o Inhotim é apresentado como um espaço cuja dimensão e diversidade desafiam uma visita em apenas um dia. A publicação cita, nesse contexto, a ampliação da infraestrutura turística com a abertura do Clara Arte Resort, hospedagem instalada dentro do complexo e voltada ao público familiar, como alternativa para estadas prolongadas.

Em 2026, o Inhotim completa 20 anos de abertura ao público. O acervo teve origem em uma coleção privada e prepara uma programação especial de exposições dedicada a discutir a identidade afro-amazônica no Brasil. Estão previstas obras de artistas como Dalton Paula, Davi de Jesus do Nascimento e Paulo Nazareth, além da participação de 22 artistas indígenas sul-americanos. As novas mostras dialogam com o acervo permanente, que inclui nomes como Yayoi Kusama e Hélio Oiticica.

Além do destaque dado ao museu, o jornal também enfatiza o circuito turístico de Minas Gerais: “Belo Horizonte, a cerca de 90 minutos de carro, é a capital dos bares do Brasil; vá em agosto para o festival Uai Wine, uma celebração dos jovens vinhos premiados do estado de Minas Gerais, onde igrejas barrocas e um parque nacional oferecem motivos para prolongar a viagem”.

Minas é destaque em publicações internacionais

Minas Gerais também foi destaque recente em uma publicação da revista Condé Nast Traveller, que incluiu o estado em sua lista internacional de melhores destinos gastronômicos para 2026.

No texto, a publicação exaltou o reconhecimento do modo de fazer o queijo artesanal como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, a consolidação da rota do queijo no Serro, o avanço do enoturismo em Tiradentes e região, além da diversidade de restaurantes e eventos gastronômicos em Belo Horizonte.

Segundo a revista, a combinação entre tradição rural, vinho, mercados históricos e cozinha autoral transformou o Estado em um destino onde a comida se tornou o principal motivo da viagem.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas