Variedades

Experiência Brumadinho 2025: Inhotim vai selecionar 60 produtores e artesãos para feira inédita

As inscrições estão abertas até 4 de abril e são destinadas a artesãos, artistas, associações, coletivos e produtores locais
Experiência Brumadinho 2025: Inhotim vai selecionar 60 produtores e artesãos para feira inédita
Crédito: Adobe Stock

O Instituto Inhotim abriu inscrições para a primeira edição da Experiência Brumadinho 2025, uma feira inovadora que busca valorizar a cultura, as tradições e a gastronomia local. O projeto vai selecionar até 60 produtores para participar de seis edições ao longo do ano, promovendo um espaço de trocas entre a comunidade e o público do museu.

As inscrições estão abertas até 4 de abril e são destinadas a artesãos, artistas, associações, coletivos e produtores do segmento alimentício artesanal, entre outras entidades representativas da cena artística local.

Os expositores selecionados serão distribuídos pelas seis edições da feira em 2025, que acontecerão nas seguintes datas:

  • 26/04,
  • 25/05,
  • 12/07,
  • 13/07,
  • 25/09
  • e 07/07.

Segundo o gerente de Educação do Inhotim, João Paulo Andrade, a iniciativa vai além da geração de renda, oferecendo uma oportunidade única de integração com a programação do museu.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Além de proporcionar geração de renda, a plataforma é uma oportunidade de fazer parte da programação do Inhotim de uma forma muito consistente, uma vez que todas as edições da feira vão estar conectadas com outras programações do museu”, explica.

Feiras acontecerão em nova exposição e eventos

A primeira edição da Experiência Brumadinho ocorrerá simultaneamente à inauguração de uma nova exposição na Galeria Claudia Andujar – Maxita Iano. Outras datas estarão alinhadas a eventos como o Festival Jardim Sonoro e a Semana de Museus, ampliando as oportunidades de interação entre os produtores locais e os visitantes do Inhotim.

Além de um espaço destinado a venda e divulgação de produtos, o projeto busca promover trocas de saberes e formação, criando diálogos entre a comunidade local e o público do Inhotim. “As pessoas que visitam o museu vão poder ter uma dimensão do que é a oferta cultural de Brumadinho a partir do trabalho exposto por esses produtores”, diz João Paulo Andrade.

O processo de seleção dos expositores levará em conta critérios como a relevância para a cultura popular e o histórico de atuação artística e cultural na região. Os interessados podem conferir todos os requisitos e documentos necessários para a inscrição no site oficial do Inhotim.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas