Variedades

Inhotim tem programação especial para férias escolares

Inhotim tem programação especial para férias escolares
Foto: William Gomes

De olho nas férias escolares, o Instituto Inhotim preparou uma programação especial gratuita com oficinas para adultos e crianças. Em janeiro e fevereiro, os visitantes podem participar das oficinas “Difusor Pessoal”, “Frutas do Verão”, “Stop Motion” e “Xilogravura”. As atividades têm como ponto de partida estimular a criatividade e a diversão dos participantes e abordam os acervos artístico e botânico do Inhotim, além de histórias e memórias da região e da Instituição.

Quem visitar o Inhotim nesse período também terá a oportunidade de conhecer novas exposições. No dia 15 de dezembro, o Museu recebeu a obra Spider (Aranha), da artista francesa Louise Bourgeois. A escultura de mais de 3 metros de altura e mais de 700 quilos pertence ao acervo do Itaú Cultural e ficará exposta no Inhotim até 14 de abril. Depois, o trabalho segue para outras instituições no Brasil.

As novas mostras estão em exibição nas galerias temporárias Praça, Lago e Fonte. As exposições foram inauguradas no dia 6 de setembro e apresentam obras de importantes nomes da arte contemporânea, como Yayoi Kusama, Robert Irwin, David Lamelas e Paul Pfeiffer. Em janeiro e fevereiro, o Educativo Inhotim promove visitas temáticas gratuitas pelas novas exposições, dando ao público a oportunidade de conhecer as obras e seus artistas mais profundamente.

Com 12% do total do público anual, janeiro representa o segundo melhor mês de visitação no Inhotim, depois de julho, com 18%. A expectativa da Instituição é de um aumento de 34% na visitação este mês na comparação com dezembro passado. Em média, o Instituto recebe por ano 350 mil visitantes.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Nos jardins do Inhotim, é possível encontrar uma grande variedade de plantas cujos frutos são bem conhecidos. Mas qual deles é típico do verão no Brasil? Por que se deve dar prioridade a frutos e outros vegetais típicos de cada estação do ano? A oficina “Frutas do Verão” convida o visitante a descobrir algumas curiosidades sobre deliciosas frutas típicas do verão brasileiro e presentes no acervo do Inhotim. A oficina pretende provocar a reflexão sobre o cultivo e consumo de frutas e outros vegetais no Brasil e no mundo através da feitura coletiva de uma salada de frutas.

Aproveitando a inauguração da obra Spider (1996), da artista Louise Bourgeois, o Educativo Inhotim convida os visitantes para a Visita Temática “Um Emaranhado de Teias – da construção Poética Visual no Espaço ao Tear Artesanal”. Por meio dessa visita, os participantes serão introduzidos ao trabalho da artista, assim como seu simbolismo, proporcionando uma experiência estética na qual fios de lã e um tear portátil poderão ser utilizados para tecer ideias, deslocar e realocar corpos, mudar direções e fluxos ao caminhar por alguns pontos do acervo do Inhotim.

Nos 140 hectares de visitação do Inhotm, o público encontra 23 grandes galerias – 19 permanentes e quatro temporárias – e outras 23 obras de grande escala distribuídas em uma bela paisagem. No campo botânico, o público tem a oportunidade conhecer espécies de todos os continentes, que integram uma coleção de cerca de 4,5 mil plantas – algumas delas raras e ameaçadas de extinção. Os acervos artístico e botânico são amplamente utilizados em projetos socioeducativos e ambientais do Inhotim que visam à promoção do desenvolvimento humano e à conservação da biodiversidade.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas