Variedades

Inhotim terá nova diretoria no próximo ano

Inhotim terá nova diretoria no próximo ano
Crédito: Marcelo Coelho / Divulgação

A partir de janeiro de 2022, o Instituto Inhotim, em Brumadinho, terá uma nova diretoria executiva e artística. Lucas Pessôa assume a função de diretor-presidente, Paula Azevedo será diretora vice-presidente e Julieta González estará à frente da direção artística do museu.

O objetivo principal da nova diretoria é a ampliação do contato da instituição com a sociedade civil, tornando o Instituto mais aberto e permeável, e também a inclusão de outras formas de conhecimento e saberes em sua programação. A perspectiva ecológica na sua dimensão mais ampla ocupará um lugar central no programa artístico e educativo, que terão como objetivo fomentar a singularização da experiência e o pensamento crítico a partir do espaço da arte.

A mudança surge do desejo do Inhotim – que acaba de completar 15 anos – de institucionalizar a gestão e projetar seu futuro de forma ainda mais sólida e sustentável, ampliando o diálogo com os mais diversos públicos e construindo bases para sua perenidade.

Antonio Grassi ocupa o cargo de diretor-presidente até dezembro de 2021 e partir de janeiro de 2022, baseado em Lisboa, passa a atuar como consultor internacional para o Instituto Inhotim. Em sua passagem pelo Inhotim, Grassi ampliou a programação cultural, trazendo grandes nomes da música, do teatro e da dança para dialogarem com arte, botânica e arquitetura. A exemplo do Inhotim em Cena, projeto idealizado por ele com objetivo de fomentar a produção artística brasileira.

O fortalecimento das bases institucionais, a ampliação do programa e a implementação de uma governança alinhada às melhores práticas de instituições museológicas globais, devem conduzir a gestão de Lucas Pessôa, que conta em sua trajetória profissional com passagens no corpo diretivo de instituições como Masp e Oficina Brennand.

“Inhotim é uma instituição muito prestigiosa e possui uma das coleções de arte contemporânea mais importantes do mundo, inserida num contexto muito singular de integração com a natureza,  explica Pessôa.

Com larga experiência na direção de instituições como MAM-SP, IAC e Instituto Tomie Ohtake, Paula Azevedo, nova diretora vice-presidente do Inhotim atuará principalmente nos processos de modernização da gestão, formação de um novo Conselho, no fortalecimento das relações institucionais, captação de recursos e implementação de um novo programa de patronato e amigos do Inhotim, ampliando assim o contato com o público e com os parceiros da instituição.

      Com mais de 25 anos de experiência na curadoria de instituições como Tate Modern, Museo Tamayo, Masp, Bronx Museum entre outras, a curadora e pesquisadora Julieta González deseja o desenvolvimento de um projeto curatorial que aproxime o Inhotim de artistas e instituições do Sul Global. “Minha proposta inclui a ampliação do olhar do programa artístico, atento às mudanças discursivas do mundo contemporâneo”, conta Julieta Gonzáles.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas