Inscrições para a 10ª Virada Cultural vão até 23 de junho

A Virada Cultural de Belo Horizonte 2025 vai ser nos dias 23 e 24 de agosto e as inscrições já estão abertas até o dia 23 de junho para a seleção de propostas artísticas e culturais. Para a 10ª edição da festa, serão escolhidas, no mínimo, 90 atrações que irão compor a programação diversificada, pensada para todos os públicos e faixas etárias. O chamamento público busca incentivar apresentações em locais emblemáticos do hipercentro de BH, como ruas, praças, varandas e calçadas, além das atrações convencionais.
As propostas devem ser enviadas por formulário no endereço eletrônico, no qual também poderá ser acessado o regulamento. A realização é da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto João Ayres.
Veja, a seguir, outros destaques de Variedades:
Feriadão: mais viagens da Maria Fumaça
Turistas que visitarem a região do Campo das Vertentes no feriado prolongado de Corpus Christi terão mais opções de passeio entre as históricas cidades de São João del-Rei e Tiradentes. A tradicional Maria Fumaça, administrada pela VLI – controladora da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) –, contará com horários extras de 19 a 22 de junho, totalizando 16 viagens: oito no sentido São João del-Rei–Tiradentes e outras oito no trajeto inverso.

A Maria Fumaça de São João del-Rei é a locomotiva em operação mais antiga do Brasil, inaugurada em 28 de agosto de 1881 por Dom Pedro II. As passagens podem ser adquiridas nos totens de autoatendimento nas estações ou pela internet pela plataforma Buson. Mais informações sobre horários no site da VLI, pelo telefone 0800-0221211 ou pelo WhatsApp (31) 98308-5538.
Arte nos ônibus da RMBH
Chegou a chance para quem quer ter sua arte conhecida na Região Metropolitana de BH. A ação promovida pelo projeto Arte pela Via vai cobrir parte da frota de ônibus metropolitanos com o tema “Cidades Fluidas” em grafite. Com patrocínio da Copasa, o edital está aberto no site do Desdobra Negócios de Impacto.
As propostas devem ser inscritas até dia 22 de junho e serão avaliadas de acordo com a territorialidade e trabalho técnico. A expectativa é atrair a atenção de 200 mil pessoas durante os cinco meses de projeto. A previsão é de que 20 ônibus sejam totalmente envelopados e mais 150 backbus transformarão as ruas em um cenário de arte urbana.
Ouça a rádio de Minas