Variedades

Instituto Cervantes BH abre matrículas para cursos de espanhol em 2026

Cervantes é referência mundial no ensino do espanhol e na difusão das culturas hispânicas. Confira também outros destaques de Variedades
Instituto Cervantes BH abre matrículas para cursos de espanhol em 2026
Foto: Divulgação Mariana Lopes

O Instituto Cervantes Belo Horizonte está com matrículas abertas para os cursos de espanhol de 2026, com uma programação que contempla diferentes formatos, cargas horárias e níveis de conhecimento. As opções atendem desde quem deseja iniciar o aprendizado do idioma até estudantes que buscam aperfeiçoamento, fluidez e certificações internacionais.

Instituição oficial do governo da Espanha, o Cervantes é referência mundial no ensino do espanhol e na difusão das culturas hispânicas. As aulas podem ser presenciais, remotas ou híbridas, de acordo com o formato escolhido e a formação das turmas. Além dos cursos regulares, o Instituto oferece modalidades intensivas, extensivas, cursos de autoaprendizagem, aulas particulares e programas voltados a objetivos específicos, como conversação, viagens, contexto profissional e preparação para exames oficiais.

Veja, a seguir, outros destaques de Variedades:

Bloco É o Amô leva o sertanejo raiz para as ruas

Conhecido por ser o primeiro bloco de sertanejo da capital mineira, o É o Amô leva os modões e a sofrência para as ruas e mostra que a folia belo-horizontina comporta todos os ritmos, especialmente aqueles que fazem parte da memória afetiva do povo do interior. Os ensaios abertos acontecem no Mister Rock (avenida Tereza Cristina, 295, Prado), aos sábados, das 11 às 13 horas. Neste mês, os encontros estão marcados para todos os sábados (10, 17, 24 e 31).

Em 2026, com referências à Folia de Reis e ao jeito acolhedor do interior, o É o Amô sai com o tema “Povo do Interior”. O bloco criado em 2017 busca promover mensagens de respeito e inclusão. Atento a letras que reforçam rivalidades femininas ou discursos de masculinidade tóxica, o grupo realiza adaptações cuidadosas nas canções, apostando na empatia, no afeto e na ideia de que a música é para todos.

Havayanas Usadas completa 10 anos

Criado em 2016 e estreando oficialmente em 2017, o Havayanas Usadas reuniu multidões desde o primeiro desfile em Belo Horizonte, que já levou cerca de 50 mil foliões às ruas. Com 10 anos de história, o bloco anuncia o tema do próximo cortejo: Brasil de Pé, um convite à festa, à coletividade e à força da cultura brasileira.

O Havayanas Usadas mistura axé music dos anos 80 e 90, influências dos blocos afro-baianos e elementos da música popular brasileira. E os ensaios abertos ao público começam neste mês, nos dias 12, 19 e 26 de janeiro, às 19h30, no Mister Rock (av. Teresa Cristina, 295, Prado, BH).

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas