Instituto Cervantes terá aulas de língua e da cultura espanhola gratuitas em julho

Neste mês de julho, o Instituto Cervantes de Belo Horizonte oferece uma extensa programação gratuita com aulas demonstrativas e encontros culturais. Nas manhãs de sábado, de 6 a 27 de julho, ele abre as portas para quem quiser conhecer melhor sua metodologia e estrutura e se aproximar da cultura em espanhol. Os encontros vão explorar artistas e obras icônicas da cultura hispânica e até misturam o idioma com a prática de yoga.
“No Cervantes, sempre pensamos em oferecer o espaço necessário para as pessoas nos conhecerem, com programação aberta ao público. É uma oportunidade também de estabelecer uma troca com a comunidade, difundir os conhecimentos que produzimos, além de demonstrar, a quem se interessa, como funcionam nossas aulas e as provas que aplicamos aqui”, comenta o diretor do Instituto Cervantes em BH, Eduardo Maura.
Nos primeiros encontros culturais, neste sábado (6) e 13 de julho, o professor Manuel Román explora duas grandes obras do Museu do Prado. A primeira é “Las Meninas” (1656), que foi alvo de obsessão até de Picasso e uma das maiores criações de Diego Velázquez, principal artista do século de Ouro Espanhol. No próximo encontro, dia 13 de julho, o professor analisa os mistérios de “O Jardim das Delícias”, de Hieronymus Bosch. A obra é, na opinião do crítico britânico Alastair Sooke, provavelmente a cena do inferno mais famosa na arte ocidental.
Para os interessados em conhecer na prática a metodologia das aulas do Cervantes, o dia 20 de julho começa com uma aula demonstrativa gratuita. Em seguida, a manhã continua com Beatriz Lima, que apresenta o trabalho imortal de Mercedes Sosa, uma das mais famosas intérpretes do folclore da América Latina no mundo.
No dia 27 de julho, o público poderá conhecer a fundo como funciona o “Dele”, teste oficial de proficiência em espanhol, reconhecido internacionalmente. O Instituto Cervantes é o responsável por realizar as provas no Brasil, em nome do Ministério de Educação e Ciência da Espanha.
Mais tarde, no mesmo dia, uma forma divertida e “fora da caixa” para aprender espanhol. No encontro com Sabrina Fonseca, a professora vai ensinar espanhol enquanto ensina práticas de yoga. Para todas as idades, corpos e níveis de espanhol, na aula, o público pode flexibilizar o corpo, acalmar a mente e, ao mesmo tempo, aprender o idioma.
O Cervantes
O Instituto Cervantes é uma instituição criada pela Espanha em 1991 para promover, ensinar espanhol e difundir a cultura hispânica. A sede central se encontra em Madrid e em Alcalá de Henares (Madrid), cidade de nascimento do escritor Miguel de Cervantes. Ao longo de todo o ano, a sede em Belo Horizonte promove atividades gratuitas para os alunos viverem o espanhol, enquanto aprendem, de forma prática e conectada com a cultura espanhola.
O trabalho da instituição está dirigido para representantes do mundo acadêmico, cultural e literário do âmbito espanhol e hispano-americano. Em BH, colabora com museus, galerias, teatros, livrarias, editoriais e outras instituições culturais brasileiras, assim como espanholas e latino-americanas. Também colabora em todos os projetos culturais e do ensino do espanhol dirigidos conjuntamente com o governo de Minas Gerais e com inúmeras prefeituras do Estado.
O Instituto Cervantes fica na rua dos Inconfidentes, 600, na Savassi. Quem quiser mais informações sobre a programação, é só acessar o perfil oficial no Instagram: @institutocervantesbh.
Ouça a rádio de Minas