Contagem recebe programa ‘Próximos Campeões’ do tênis; inscrições são gratuitas e estão abertas

O Instituto Próxima Geração (IPG) inaugurou, na tarde desta quinta-feira (23), a unidade do programa Próximos Campeões em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O projeto, realizado com apoio da Zurich Seguros, atenderá, nesta primeira etapa, cerca de 100 crianças e adolescentes estudantes da rede pública da região.
A iniciativa inclui aulas de tênis que serão ministradas na Academia Tennis Hall, localizada na avenida Francisco Firmo de Matos, no bairro Riacho das Pedras, sob a coordenação de Gilberto Cardoso da Silva. Esta será a quinta unidade do IPG no Brasil e a primeira em Minas Gerais.
O fundador do IPG e ex-tenista profissional, Mauro Menezes, ressalta que o foco está na transformação social das pessoas envolvidas. Ele explica que a instituição fará o acompanhamento das notas escolares dos participantes, além de oferecer aulas de inglês. “O nosso verdadeiro foco é poder transformar a vida das crianças”, completa.
Já o coordenador nacional do Instituto Próxima Geração, Douglas Santana, pontua que todos os participantes das aulas terão equipamento, uniforme e reforço alimentar gratuitos. “E serão acompanhados por assistente social, nutricionista e preparador físico, somados a serviços odontológico e psicológico, além de participar de cursos profissionalizantes, como o de encordoar raquetes ou de arbitragem”, explica.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Menezes relata que, inicialmente, o projeto na Grande BH contava com 40 crianças inscritas, depois passou para 80 e a expectativa é atingir o limite inicial de 100 participantes já nos próximos dias. Ele ainda aponta que, em alguns casos, o instituto conta com listas de espera com até 200 crianças.
A iniciativa atenderá crianças e jovens de seis a 18 anos de idade, preferencialmente estudantes da rede pública de ensino. A previsão é de duas aulas de tênis por semana.

O dirigente também pontua que a Zurich compartilha da mesma filosofia que o Instituto Próxima Geração. Segundo ele, a ideia de levar o projeto para a região da capital mineira foi da seguradora. “A Zurich quis fazer e devolver um pouco para a sociedade e é por isso que nós estamos indo para a RMBH”, diz.
De acordo com a diretora de marketing da Zurich Seguros, Lucia Sarraceno, a principal razão para a decisão de expandir o projeto para a RMBH é a possibilidade de deixar um legado para a cidade e para a população.
“Assim como outros projetos de sustentabilidade da companhia, buscamos melhorar e transformar a vida da população das cidades em que estamos presentes. No caso de Minas Gerais, o estado tem um significado especial para a Zurich, uma vez que nossas operações começaram aqui, e a parceria com o IPG não é nosso único meio para impactar positivamente a cidade”, explica.
Lucia Sarraceno ressalta que o projeto Próximos Campeões envolve muito mais do que o aprendizado do tênis, mas também o desenvolvimento psicossocial e da cidadania. “A ideia é promover o desenvolvimento integral de crianças e jovens, abordando aspectos psicossociais, cognitivos, físicos e éticos, incentivando hábitos saudáveis e a prática de esportes”, completa.
Além disso, ela destaca que a iniciativa também promove atividades culturais que contribuem para a inclusão social, para o acesso democrático à cultura e para o desenvolvimento de talentos. “Todos esses pontos fazem parte dos objetivos da Zurich com nossa atuação social”, afirma.
As inscrições para o programa “Próximos Campeões” ainda estão abertas para estudantes regularmente matriculados em escolas públicas, entre seis e 18 anos. As aulas acontecerão de segunda a quinta-feira, em turnos que vão das 8h às 15h30. Os interessados devem entrar em contato a partir do telefone ou WhatsApp: (31) 9 9496-3084.

Sobre o IPG
Menezes lembra que a ideia por trás do Instituto Próxima Geração surgiu motivada pela vontade de devolver, de alguma maneira, tudo aquilo que o tênis lhe proporcionou ao longo da carreira profissional. “Daí veio a ideia de montar o projeto social ligado ao tênis”, completa.
Segundo ele, o foco da instituição é fazer a diferença na vida das crianças beneficiadas. O fundador do IPG destaca o quanto as práticas esportivas, como é o caso do tênis, podem impactar na autoestima e autoconfiança das crianças e, consequentemente, no bem-estar.
Outra iniciativa importante destacada pelo ex-tenista profissional é a oferta de alimentos, principalmente, para aquelas crianças mais necessitadas, além de todo material necessário para jogar tênis. “Nós fomos nos estruturando e criando um projeto realmente sólido e verdadeiro. E foi daí que os patrocinadores começaram a aparecer”, afirma.
Lucia Sarraceno lembra que a parceria começou a ser vislumbrada no ano passado, quando a seguradora realizou uma doação pontual atrelada ao atendimento dos clientes da companhia.
“A partir dessa experiência e do comprometimento do IPG com seus projetos, decidimos apoiar a expansão do instituto no País, começando pela RMBH, que é o berço de nossas raízes no Brasil e uma cidade ainda extremamente relevante para os nossos negócios”, relata.

Menezes afirma que a visão que muitas pessoas têm sobre o tênis ser um esporte mais elitizado nunca impactou o projeto. No entanto, ele relata que muitas das crianças ligadas ao instituto nunca haviam assistido uma partida na TV e, portanto, não tinham conhecimento a respeito dessa modalidade esportiva.
Quanto à possibilidade de expansão do projeto para outras cidades do Estado ou do País, o dirigente explica que esse movimento deverá ocorrer de forma natural e com o apoio de empresas parceiras que abraçam o projeto.
“Se nós tivermos parceiros que queiram levar o projeto para outras cidades, nós estaremos super abertos”, afirma.
Ele destaca que a instituição busca lançar suas unidades em áreas próximas de escolas públicas para facilitar o acesso dos alunos. Foi o que motivou a escolha em Contagem e nas demais cidades em que a organização sem fins lucrativos atua.
Ouça a rádio de Minas