Itaúna recebe Circuito de Tradições Natalinas
A partir de sexta (14), Itaúna (região Centro-Oeste) recebe a “Fantástica Cidade do Natal”, projeto do Circuito de Tradições Natalinas que chega com diversas atrações culturais. A programação começa com a abertura da Vila Gastronômica, às 18h; depois, às 19h, está programado um show do Duo Portato – concerto de violino e contrabaixo no palco da Vila Gastronômica. Mais tarde, às 20h, acontece a abertura oficial do projeto com o acendimento das luzes natalinas e, logo depois, às 20h30, se apresentam a Banda Sinfônica e a Bombeiro Instrumental Orquestra Show, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.
A Fantástica Cidade do Natal chega à sua 15ª edição e vai até o dia 6 de janeiro de 2026. Nesse período, o público vai contar com uma programação diversificada e gratuita, com shows de artistas locais, apresentações da Orquestra e Banda da Polícia Militar, espetáculos teatrais, cantatas, shows de mágica, personagens temáticos e outras atrações.
Veja, a seguir, outros destaques de Variedades:
Pedru Lucca lança projeto “Mineiridades”
O cantor e compositor Pedru Lucca lança na sexta-feira (14), o projeto “Mineiridades”, em Belo Horizonte. O evento está previsto para acontecer no Rooftop Studio Contorno (avenida do Contorno, 7.368, Lourdes, BH) é gratuito e aberto ao público. O lançamento contará com um coquetel de comidas típicas mineiras e a exibição do primeiro vídeo do projeto, “Jardim da Fantasia”, de Paulinho Pedra Azul, em um telão. Em seguida, o artista sobe ao palco para um show intimista, apresentando as cinco canções de seu trabalho, duas inéditas e autorais.
Gravado em uma pousada em Santo Antônio do Leite, distrito de Ouro Preto (região Central do Estado), “Mineiridades” é composto por cinco faixas, sendo três releituras de clássicos mineiros: “Resposta” (Skank), “Paisagem na Janela” (Lô Borges) e “Jardim da Fantasia” (Paulinho Pedra Azul), e duas composições inéditas de autoria de Pedru Lucca, “Padaria” e “Flor do Ipê.”
Tradição e memória afetiva se unem em espetáculo
O Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado recebe na sexta-feira (14), às 19h30, o espetáculo “Colcha de Retalhos”, de Guê Oliveira. A apresentação é uma celebração das raízes brasileiras que unem música independente, tradição popular e memórias afetivas. O repertório é composto por músicas autorais, de domínio público e de compositores amigos, além da inclusão de poemas marcantes da literatura brasileira.

As cenas apresentadas contarão com cenários de memórias afetivas de Guê Oliveira, que revelam itens do acervo de sua avó, que é uma forte fonte de inspiração para esse projeto. Os ingressos são gratuitos e estão disponíveis antecipadamente pelo Sympla ou na bilheteira do teatro (Rua Leonil Prata, 53, Alípio de Melo, BH), duas horas antes das apresentações.
Ouça a rádio de Minas