João Mendonça lança “Escola de Passarinhos”

O Sempre Um Papo recebe o professor e escritor João Marcos Mendonça para lançar seu livro “Escola de Passarinhos: o novo anormal” (Editora Gulliver). Roteirista da Mauricio de Sousa Produções, atuando nas revistas infantis da Turma da Mônica, ele fala também sobre sua trajetória com os quadrinhos. A conversa, mediada por Jozane Faleiro, acontece hoje, às 19h, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do projeto. O bate-papo tem acesso gratuito e contará com tradução simultânea em libras.
“Escola de Passarinhos” é uma série de tiras em quadrinhos que João Marcos Mendonça começou a publicar no Instagram, no fiml de 2019. As tirinhas tratam do universo da educação e de todos os agentes envolvidos nesse processo (professores, estudantes, pais, etc.). A série nasceu da necessidade pessoal de falar, através dos quadrinhos, das dores e das delícias da educação, já que João Marcos é educador e pai de crianças em idade escolar.
Em 2020, as histórias acabaram virando um diário sobre as transformações que a escola passou por causa da pandemia. As tirinhas acabaram chegando a muitos leitores com o sucesso do perfil e o compartilhamento das histórias em grupos de WhatsApp e outras redes sociais.
“Escola de Passarinhos: o novo anormal” aborda com muita leveza, humor e afeto, as mudanças que ocorreram no mundo nos últimos anos e a adaptação das pessoas a elas. É um livro que vai fazer rir e também emocionar. Com prefácio assinado pelo professor e escritor Mario Sergio Cortella, o livro faz uma homenagem a toda a comunidade escolar.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
João Marcos Mendonça é mestre em artes visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professor no curso de arquitetura e urbanismo na Universidade Vale do Rio Doce. Ele atua ainda como roteirista da Mauricio de Sousa Produções, nas revistas infantis da turma da Mônica.
Ele é autor de mais de 15 livros em quadrinhos para crianças, publicados em editoras como Abacatte, A Semente, Nemo, Paulinas, entre outras. Participou dos livros MSP 50 (Panini), Ouro da Casa (Panini), da exposição/livro Ícones dos Quadrinhos, entre outros. Seu Livro “Três é demais” (Abacatte editorial, 2020) recebeu o prêmio selo Cátedra 10 Unesco de Leitura PUC-Rio 2020, na categoria “Distinção”. É autor da série de tiras publicada no Instagram “Escola de Passarinhos”, que trata do universo da educação.
João Mendonça atua também como ilustrador e pesquisador sobre o uso das histórias em quadrinhos na educação, trabalho que ganhou o troféu HQ Mix e gerou publicações teóricas na área.
O autor ministra palestras e oficinas em instituições de ensino, eventos literários e de quadrinhos no Brasil e exterior. João tem um canal no YouTube chamado Traça Traço, no qual ensina desenhos para crianças.
Ouça a rádio de Minas