Jorge Aragão celebra 50 anos de carreira com turnê gratuita que estreia em Belo Horizonte

O cantor e compositor Jorge Aragão comemora cinco décadas de trajetória com o projeto “Jorge Aragão – 50 anos de Poesia”, que estreia no dia 25 de agosto, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. A iniciativa vai percorrer 10 cidades brasileiras, reunindo shows, exposições e oficinas de música, todas com acesso gratuito. Os ingressos podem ser retirados pela internet, mediante cadastro prévio e sujeitos à lotação do teatro.
Idealizado por Tânia Aragão, filha do artista, o projeto oferece um mergulho na produção musical e poética do artista, com a proposta de democratizar o acesso à cultura. Alunos da rede pública, quilombolas, integrantes de ONGs e estudantes de música estão entre os públicos convidados a acompanhar o espetáculo.
Além das apresentações, estão previstas oficinas de instrumentos e palestras temáticas, ministradas por músicos da banda do artista, também abertas ao público.
O repertório do show inclui clássicos como “Malandro”, “Tendência”, “Coisas de Pele”, “Vou Festejar” e “Moleque Atrevido”. O ator Raphael Logam participa da encenação como narrador de história do compositor, em espetáculo dirigido por Afonso Carvalho, com cenário de Zé Carratu e direção musical de Jerominho Fernandes.
- Leia também: Virada Cultural movimenta economia e transforma BH em palco para artistas de todos os nichos
Antes das apresentações, o público poderá visitar a exposição que ocupará os foyers dos teatros, reunindo fotos, painéis e materiais audiovisuais sobre a carreira do sambista. A mostra tem curadoria de Vera Pasqualin e concepção de Gilberto Borges.
O projeto também reforça práticas de responsabilidade ambiental e social, como o uso de materiais recicláveis na cenografia e medidas para reduzir a emissão de carbono. Toda a turnê será registrada em vídeo e dará origem a um documentário sobre a relação de Aragão com seus fãs.
Depois de Belo Horizonte, a turnê segue por:
- Porto Alegre,
- Curitiba,
- Rio de Janeiro,
- São Paulo,
- Brasília,
- Recife,
- Salvador,
- Campo Grande
- e Teresina.
Sobre Jorge Aragão
Nascido no Rio de Janeiro em 1949, Jorge Aragão é um dos principais nomes do samba. Fundador do grupo Fundo de Quintal, coleciona parcerias com artistas como Beth Carvalho, Elza Soares, Dona Ivone Lara e Zeca Pagodinho. Ao longo da carreira, lançou mais de 20 álbuns e foi indicado ao Grammy Latino, com o projeto Sambabook (2016).
Ouça a rádio de Minas