Variedades

Jornalista do Diário do Comércio recebe medalha do Queijo Artesanal de Minas

Reconhecimento se dá pela atuação de Michelle Valverde na cobertura da produção da iguaria no Estado
Jornalista do Diário do Comércio recebe medalha do Queijo Artesanal de Minas
Foto: Diário do Comércio/ Giulia Simmons

A jornalista do Diário do Comércio, Michelle Valverde, especializada na cobertura do agronegócio mineiro, foi homenageada, nesta quinta-feira (12), durante a abertura da 7ª edição do Festival do Queijo Artesanal de Minas, que acontece até o dia 14 de junho no Parque de Exposições da Gameleira, em Belo Horizonte. 

Ela recebeu da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) a medalha do Queijo Artesanal em reconhecimento à sua atuação de relevante impacto em benefício da produção da iguaria no Estado, na categoria de comunicação. 

Michelle cobre o setor do agronegócio há 16 anos pelo Diário do Comércio. Nos últimos anos, ela acompanhou de perto toda a evolução da regulamentação envolvendo o queijo artesanal, a certificação dos produtos e a caracterização das regiões produtoras. 

“Pude entrevistar e conhecer muitos produtores. Estar em contato com eles e reportar o tema é uma oportunidade muito rica, que mostra a riqueza e a diversidade de Minas. É um prazer enorme poder divulgar isso e contribuir para a evolução do setor. Estou muito feliz por ter recebido a medalha de honra ao mérito do Queijo Artesanal, um reconhecimento muito grande do meu trabalho”, relata a jornalista. 

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


No entanto, o reconhecimento do trabalho e do comprometimento da jornalista com o desenvolvimento de Minas Gerais não é novidade. Neste ano, ela figurou entre os finalistas da 5ª edição do prêmio “Os +Admirados da Imprensa do Agronegócio”. No ano passado, ela ficou entre os 30 mais admirados. 

Em 2025, Michelle também conquistou o segundo lugar na categoria Impresso do 1º Prêmio de Jornalismo Faemg Senar, com a reportagem “Cacau, a nova fronteira do agronegócio em Minas Gerais“, da repórter Michelle Valverde.

Saiba mais sobre o Festival do Queijo Artesanal 

Esta edição do Festival do Queijo Artesanal é a primeira após o reconhecimento do “Modos de Fazer” do Queijo Minas Artesanal como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

O evento reúne dezenas de produtores e tem o objetivo de valorizar o queijo artesanal de Minas Gerais, promover a gastronomia local, fortalecer a economia e o turismo regional. Além disso, é um momento importante de contato dos produtores com o mercado consumidor, o que permite balizar os rumos da produção conforme a demanda dos clientes.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas