Jornalista do Diário do Comércio vence Prêmio MOL de Jornalismo para a Solidariedade

A subeditora do Diário do Comércio Juliana Baeta conquistou o 2º lugar na votação popular do 3º Prêmio MOL de Jornalismo para a Solidariedade. Ela concorreu pela categoria “texto” de jornalismo tradicional. O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (7), em cerimônia no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), na capital paulista.
A jornalista foi premiada pela matéria “Inspirado por invenção mineira, projeto Litro de Luz ilumina 120 comunidades brasileiras com energia solar“, publicada em novembro do ano passado, e que conta a trajetória da iniciativa que desenvolveu uma solução sustentável para fornecer iluminação a comunidades quilombolas, ribeirinhas, indígenas, e também urbanas, que não contam com energia elétrica ou que possuem iluminação precária.
“É muito gratificante receber o 2º lugar na categoria de voto popular, que necessariamente depende de uma mobilização. Especialmente por ser um prêmio com foco em solidariedade, e por sermos um jornal especializado em economia. Isso mostra que o que chamamos de desenvolvimento econômico, necessariamente passa – ou deveria passar – pelo bem estar das pessoas (de todas as pessoas, e não só de parte delas)”, afirma a subeditora.
A premiação do do Instituto MOL busca reconhecer o trabalho de jornalistas, comunicadores populares e estudantes de comunicação que contribuem para fortalecer a cultura de doação, a solidariedade e a atuação das organizações da sociedade civil, destacando a importância dos temas para o exercício da cidadania no Brasil.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O Litro de Luz foi inspirado pela invenção do mecânico de Uberaba, Alfredo Moser, que também teve sua história contada no Diário do Comércio.
“Conheci o Moser há cerca de 10 anos, quando fiz uma reportagem para outro veículo sobre a sua criação que buscava ajudar as pessoas no escuro: a lâmpada de Moser. Ao procurar saber, recentemente, sobre o andamento da sua invenção, descobri o Litro de Luz, um projeto gigante inspirado pelo Moser e que já estava impactando mais de 30 mil pessoas no Brasil. Foi assim que confirmei o que uma boa ideia sobre ajudar os outros é capaz de causar no mundo”, relata a jornalista.
Ouça a rádio de Minas