Variedades

Josiane de Souza é a nova secretária-adjunta de Cultura e Turismo em Minas

A musicista, advogada e cientista social assume o cargo ocupada por Milena Pedrosa
Josiane de Souza é a nova secretária-adjunta de Cultura e Turismo em Minas
Crédito: Daniele Marques

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo em Minas Gerais tem uma nova secretária-adjunta. Josiane de Souza assume a vaga até então ocupada por Milena Pedrosa, que esteve no cargo desde março de 2022 e deixa a função na secretaria para cursar mestrado na London Business Scholl. A nomeação pelo governador Romeu Zema foi publicada nesta sexta-feira (6), no Diário Oficial.

Advogada e graduada em ciências sociais pela UFMG, com ampla experiência em gestão nos setores público e privado, Josiane de Souza tem formação em música pela Fundação Calmon Barreto, de Araxá, e pelo Conservatório de Música Dr. José Figueiredo, de Patrocínio. Em sua experiência profissional, atuou como coordenadora da assessoria parlamentar no Ministério do Turismo. Ela foi também chefe de gabinete do Secretário Executivo no mesmo órgão.

Na Embratur, ocupou o cargo de chefe da assessoria da presidência. Atuou ainda como consultora técnica e política da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, além de chefe de gabinete da Presidência da Câmara de São Gotardo.

No setor privado, Josiane foi sócia-proprietária da Impacto Pesquisa e Consultoria, coordenadora de projetos sociais e gerente de negócios, respectivamente, em empresas do ramo de engenharia e seguros.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Legado na Secretaria de Cultura e Turismo

Desde 2020 na Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, Milena Pedrosa foi Superintendente de Museus, Bibliotecas, Arquivo e Equipamentos Culturais, Gestora do Circuito Liberdade e Subsecretária de Turismo.

Presença constante em missões internacionais, ela exerceu papel importante em iniciativas como a instalação de uma unidade do Vila Galé Resorts, em Ouro Preto e a inauguração de voos diretos para o Aeroporto Internacional de Confins.

Como secretária-adjunta, contribuiu ainda para a execução do Reviva Turismo, que superou a meta de geração de empregos prevista e alcançou 108 mil postos de trabalho em 2022.

Mais recentemente, conduziu e coordenou os programas Minas Criativa, Mais Turistas e o 1° Festival Internacional de Cozinha Mineira Contemporânea – Caipiblue.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas