Variedades

Hemominas intensifica campanha por doações de sangue em Minas Gerais; veja como doar

O mês de junho é estratégico para mobilizar a população, em virtude do Dia Mundial do Doador de Sangue, e também pela escassez dos estoques no período
Hemominas intensifica campanha por doações de sangue em Minas Gerais; veja como doar
Foto: Adobe Stock

Com a chegada do frio, a Fundação Hemominas intensifica, neste mês de junho, suas campanhas de conscientização para a doação de sangue em todo o Estado de Minas Gerais. É o chamado Junho Vermelho.

O mês marcado pelo Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado neste sábado (14), é um período estratégico para mobilizar a população e reforçar a importância de um gesto que salva vidas. A data coincide com um dos períodos de maior escassez nos estoques de sangue, já que, historicamente, há um aumento da incidência de infecções respiratórias, propiciado pela queda das temperaturas, deixando as pessoas menos propensas a sair de casa.

A queda no comparecimento de doadores durante o inverno impacta diretamente os estoques de sangue, especialmente dos tipos O positivo e O negativo, que são os mais demandados e, ao mesmo tempo, os mais afetados pela redução de doações.

Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas

A Hemominas, responsável pelo abastecimento de sangue para hospitais e unidades de saúde em Minas Gerais, alerta que a reposição dos estoques é fundamental para garantir um número seguro de bolsas de sangue. O sangue doado é essencial para cirurgias de grande porte, emergências, casos de sangramento agudo e para o tratamento de doenças crônicas. Uma única bolsa pode salvar até quatro vidas.

O agendamento para doação de sangue pode ser feito pelo site da Fundação Hemominas, aplicativo MG App Cidadão ou pelo Whatsapp: (31) 4042-7157.

Em junho de 2024, foram registrados 31.713 comparecimentos em toda a rede Hemominas – um leve aumento em relação ao mesmo período de 2023, que teve 31.259 doadores.

Segundo o Ministério da Saúde, em 2023 foram coletados 2.452.425 de bolsas de sangue, um aumento de mais de 112 mil em relação ao ano anterior. Ainda assim, apenas cerca de 1,4% da população brasileira doa sangue regularmente, número que o governo federal busca ampliar para garantir a segurança do sistema de saúde.

Requisitos para doação de sangue

Para ser doador é necessário:

  • ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização do responsável);
  • pesar mais de 50 kg;
  • estar descansado (ter dormido ao menos 6 horas nas últimas 24h);
  • estar alimentado (evitar alimentos gordurosos 3h antes);
  • apresentar documento oficial com foto.

Todas as condições e restrições para doação de sangue podem ser consultadas no site.

Além disso, a hidratação é essencial, especialmente durante o período seco. A ingestão inadequada de líquidos pode impedir a doação.

Unidades de coleta abrirão neste sábado (14)

O Hemocentro da Capital, localizado na Alameda Ezequiel Dias, 321, no bairro Santa Efigênia, é um dos principais pontos de doação e tem intensificado suas ações de conscientização. Unidades regionais, como as de Juiz de Fora, Uberlândia, Montes Claros e outras cidades mineiras, também promovem mobilizações locais para garantir o abastecimento seguro dos estoques em suas regiões.

Neste sábado (14), Dia Mundial do Doador de Sangue, diversas unidades ficarão abertas para que os candidatos à doação que não podem comparecer durante a semana tenham uma alternativa para exercer esse gesto de solidariedade ao próximo. Veja quais:

  • Hemocentro de Belo Horizonte: das 7h às 15h
  • Hemocentro de Juiz de Fora: das 7h às 12h
  • Hemocentro de Pouso Alegre: das 7h30 às 10h
  • Hemocentro de Uberaba: das 7h às 11h30
  • Hemocentro de Uberlândia: das 7h às 11h30
  • Hemonúcleo de Divinópolis: das 7h às 12h (vagas esgotadas)
  • Hemonúcleo de Manhuaçu: das 7h às 11h30
  • Unidade de Coleta de Poços de Caldas: das 7h às 12h
  • Unidade de Coleta Hospital Júlia Kubitschek: das 7h às 12h

Na página da Hemominas, é possível conferir todas as unidades de coleta espalhadas pelo Estado para se programar e fazer a sua doação no local mais perto de você.

Santa Casa BH convida sociedade a doar sangue

A Santa Casa BH, maior demandante de bolsas de sangue da Fundação Hemominas, também intensifica esforços para a campanha de Junho Vermelho. O objetivo é conscientizar a população e reforçar a importância da doação durante o inverno.

Com o tema “Não espere até a última gota para salvar vidas”, a instituição promove caminhadas nos dias 18 e 25 de junho, partindo de sua sede até o Hemominas.

A instituição necessita de 1.500 bolsas de sangue por mês para atender transplantes, cirurgias, tratamentos oncológicos e outras demandas.

“Nossa instituição é a maior demandante de bolsas de sangue da Fundação Hemominas em Minas Gerais, e a necessidade de reposição dos estoques é constante. Por isso, estamos sempre empenhados e envolvidos na causa”, afirma a gerente da Agência Transfusional (AGT) da Santa Casa BH, Melina Naves.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas