Lapinha será palco do CineLapinhô

O vilarejo de Lapinha da Serra, distrito de Santana do Riacho, na Serra do Cipó, distante 136 km de Belo Horizonte, localizado nas montanhas, com belas paisagens formadas por cachoeiras, lagos e trilhas para caminhadas será palco a partir de amanhã e até o próximo domingo da mostra de filmes CineLapinhô, organizada pela cineasta Tamira Abreu. A mostra CineLapinhô será aberta amanhã pelo filme “O Piroctenico Zacarias”, que foi lançado em dezembro de 2021 e é o primeiro filme do grupo Giramundo.
O evento, que será realizado na praça da igreja, terá a exibição de filmes, sessões comentadas abertas para debate com o público, oficinas de cinema, apresentações artísticas e shows musicais, tudo gratuito. Junto com a mostra de cinema acontece o Circuito Gastronômico CineLapinhô, em que os restaurantes de Lapinha da Serra criarão pratos com nomes de filmes brasileiros, com premiação do melhor prato escolhido por júri popular.
“A ideia é convidar o público local a um contato com o cinema, apresentando filmes que dialoguem com a região, proporcionando uma aproximação entre o público e o conteúdo exibido, além de atrair turistas para uma nova forma de ocupação do lugar. Após a exibição comentada dos filmes, serão realizadas apresentações musicais com artistas locais, como forma de valorizar os artistas da região e ao mesmo tempo como forma de identificação com o público do vilarejo”; explica Tamira Abreu.
Haverá apresentação dos grupos Grupo Coco de Cipoada, Samba do Açude, Trio Lapinhô e o Batuque da Lapinha, que é uma manifestação de moradores locais em que os batuqueiros tocam, dançam e cantam músicas tradicionais.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
A curadoria é de duas mulheres do setor artístico-cultural – Cris Ventura e Renata Oliveira – e valoriza a produção audiovisual independente. Para saber mais, é só entrar na página cinelapinho.com.br
Oficinas
Através das oficinas, os alunos vão aprender como funciona o universo cinematográfico, desde o surgimento de uma ideia até o seu desenvolvimento, gravação e finalização. “O cinema constitui-se em um dos modos de expressão cultural da sociedade. Desde os primórdios das produções cinematográficas, produtores e diretores de cinema o consideravam como uma poderosa ferramenta para instrução, educação e reflexão humanas”, observa Tamira Abreu.
Em uma parceria com a Cardume Filmes, produtora e plataforma de streaming, serão oferecidas três oficinas gratuitas de cinema e assuntos do audiovisual. As oficinas acontecerão no espaço da Associação Jardim dos Cristais e serão realizadas até o próximo domingo.
Ouça a rádio de Minas