Variedades

“Lendas do Rock” reúne dezenas de músicos

“Lendas do Rock” reúne dezenas de músicos
Crédito: Paulo Lacerda

A Fundação Clóvis Salgado (FCS) apresenta, por meio do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart), o concerto “Lendas do Rock”, que reúne, no palco do Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, quase 80 músicos, entre integrantes de grupos musicais e estudantes do Cefart, professores da instituição e convidados, dentre os quais o cantor e violonista Khadhu Capanema e o guitarrista Luiz Camporez. No repertório, clássicos de bandas como Queen, Beatles, Pink Floyd, Iron Maiden, Led Zeppelin, Guns N’ Roses e Scorpions. O evento acontecerá na quarta-feira (16), às 20h. A entrada é gratuita. Os ingressos poderão ser retirados com antecedência.

O concerto apresenta como base instrumentista a Banda Sinfônica do Cefart, tem regência e direção musical do maestro Gilson Silva, e conta também com alunos, docentes e regentes vinculados a outros grupos da Escola de Música, como a Big Band, Coral Infantojuvenil e a Orquestra de Câmara, além de convidados. O repertório busca experimentar clássicos de bandas conhecidas, combinados a uma fina elaboração de arranjos executados pela Banda Sinfônica e com o acréscimo dos instrumentos tradicionais de grupos de rock, como o baixo, a bateria e as guitarras.

O projeto “Lendas do Rock’ nasceu com o objetivo de integrar a Escola de Música do Cefart através dos seus vários seguimentos. O repertório conta com a obra de artistas e bandas que marcaram a música mundial a partir dos anos 1960. Segundo Gilson Silva, regente da Banda Sinfônica do Cefart, e que também assina o arranjo de várias das músicas, a seleção das canções levou em conta justamente esta popularidade dos grupos representados: “A escolha de clássicos do rock como temática principal se deu, sobretudo, por considerarmos a relevância deste repertório, a sua inserção em várias gerações, as possibilidades de conexão com o universo sinfônico e a energia da música, que é contagiante”, destaca o maestro.

Dentre as músicas incluídas, clássicos atemporais como “Another Brick The Wall”, do Pink Floyd, “Sweet Child o’ Mine”, do Guns N’ Roses, “Wind of Change”, do grupo alemão Scorpions, e “Imagine”, de John Lennon, além de muitos outros sucessos. Todos estes repaginados, através de uma rica orquestração, que ao final colocará no palco quase 80 músicos.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


A apresentação conta também com a presença de dois convidados. O cantor e instrumentista mineiro Khadhu Capanema participa como vocalista, com algumas inserções no violão, como por exemplo nas canções “Wish You Were Here”, do Pink Floyd, e “Stairway to Heaven”, do  Led Zeppelin. Além dele, o guitarrista Luiz Camporez também sobe ao palco para emprestar seu talento à apresentação. Segundo Gilson Silva, a reunião de grupos e artistas que têm atuação e repertório diferentes entre si não é tarefa simples. “Os desafios são os mais variados possíveis, e englobam desde o reconhecimento técnico dos grupos para que os arranjos fossem elaborados e escolhidos até a organização de uma complexa agenda de ensaios. É como se estivéssemos montando um quebra-cabeças que aos poucos vai tomando a sua forma”, define.

Além das músicas inesquecíveis, como “The Final Countdown”, da banda sueca Europe, e “Who Wants To Live Forever”, do Queen, o programa inclui medleys (peças musicais que correspondem a uma mistura de canções) de bandas que se tornaram fenômenos globais. Sucessos absolutos dos Beatles, do grupo Bon Jovi e de bandas e cantores de hard rock e heavy metal, como Black Sabbath, Scorpions, Iron Maiden e Ozzy Osbourne dão o tom da força e da grandiosidade do evento. Segundo o maestro Gilson Silva, uma experiência singular: “O público certamente vivenciará um momento único caracterizado pela energia do bom e velho rock e a beleza sonora do universo sinfônico”, resume.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas