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Livro aborda linguagem no universo do autismo

Livro aborda linguagem no universo do autismo
Foto: Divulgação

O livro “ABA: Ensino da fala para pessoas com autismo” (Edicon), de autoria de Celso Goyos, docente do Departamento de Psicologia (DPsi) e coordenador do Instituto Lahmiei, ambos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), será lançado hoje em São Paulo.

A ideia do livro surgiu a partir da disciplina “comportamento verbal”, ministrada por Goyos no curso de pós-graduação em “análise de comportamento aplicada ao autismo”, ofertado pelo Lahmiei. “A falta de material de qualidade específico para o ensino da fala, em português e dentro da perspectiva do ABA (applied behavior analysis, na sigla em inglês), complementa a justificativa da obra”, destaca o autor.

O livro trata justamente do ensino da fala para pessoas com autismo. O prejuízo acentuado no desenvolvimento da fala é uma característica grave do quadro em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e muito frequente, dada a alta incidência do transtorno. “É, portanto, um tema de grande interesse para uma ampla variedade de profissionais que tratam da fala, sob diferentes perspectivas, embora o enfoque do livro seja sob a visão da Análise de Comportamento Aplicada”, detalha o pesquisador.

A Análise de Comportamento Aplicada (ABA) é uma abordagem para a compreensão do comportamento humano e que vem sendo amplamente desenvolvida no atendimento a pessoas com autismo; e comprovadamente a única ciência que fornece meios de tratar com resultados mais efetivos. Com o método ABA, é possível ensinar repertórios ausentes como linguagem verbal e não-verbal, estimular a interação, ensinar habilidades necessárias à vida diária e garantir independência ao paciente.

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Uma criança, para ser diagnosticada com autismo, deve ter prejuízo significativo em várias áreas do desenvolvimento, além de comportamentos restritos e repetitivos. Um traço comum, a menos que haja outra síndrome associada, é a que não existe nenhuma característica física ou externa que indique o transtorno. É no comportamento que se percebe que há algo diferente. Os indivíduos com TEA podem apresentar comportamentos repetitivos estereotipados e sem função aparente, dificuldade no domínio da linguagem, falta de contato visual, inabilidade para interagir socialmente e, em casos extremos, agressividade direcionada a pessoas ou destruição de objetos.

O livro descreve, inicialmente, a importância do ensino da fala em oposição a sistemas de comunicação alternativos, para pessoas com autismo e sem prejuízos de estrutura nervosa ou motora, que poderiam impedir o seu desenvolvimento. Depois, apresenta alguns pré-requisitos comportamentais para a emergência da fala, seguidos de correquisitos e da fala propriamente dita. Toda a estrutura de ensino encontra-se direcionada a produzir as chamadas explosões de linguagem, a cada etapa do programa de aprendizagem. 

O evento de lançamento do “ABA: Ensino da fala para pessoas com autismo” é aberto ao público e será às 18h30, na Livraria da Vila, no Shopping Higienópolis, em São Paulo. Mais informações sobre o livro podem ser obtidas no site www.edicon.com.br.

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