BH tem lançamento de livro em homenagem aos 90 anos de Mauricio de Sousa
Uma homenagem à altura de Mauricio de Sousa, pai da Turma da Mônica, e que completou 90 anos na segunda-feira (27) acontece neste sábado (1) em Belo Horizonte. O livro “MSP 90”, com releituras dos personagens clássicos do artista, será lançado em evento especial no Espaço Cultural Casa dos Quadrinhos, na avenida João Pinheiro, 277, bairro Boa Viagem, a partir das 9h, com a presença de artistas.
A publicação, que nasce a partir da ideia do editor da MSP Estúdios (fundada por Sousa), Sidney Gusman, traz obras produzidas por 90 quadrinistas, ilustradores e autores de todo o Brasil, incluindo os mineiros Ana Cardoso, Carol Rossetti, Eddy Barrows, Fabrício Martins, Gabriel Nascimento, João Belo e Rebeca Prado. São 240 páginas, 75 histórias, em edição de capa dura e classificação livre.
Mineiros reinterpretam Mauricio de Sousa
Ilustradora e quadrinista da Capital, Laura Jardim estreou em 2021 com Oblivion, obra que ficou em segundo lugar no Prêmio Geek 2023. Para ela, que participa do livro, a produção de Mauricio de Sousa é, praticamente, unanimidade. “Meus avós, por exemplo, lembram das primeiras tirinhas que ele publicava na década de 60”, disse.
“Eu não conheço uma pessoa que trabalha, hoje, com quadrinhos e que não tem uma relação de carinho com a obra dele. A Turma da Mônica é a porta de entrada para os leitores de quadrinhos no Brasil, e é muito legal a gente se ver representado nas histórias, tanto nos personagens, nos costumes, nos regionalismos”, completou Laura Jardim.
Também belo-horizontino, Daniel Bretas atua nos mercados de direção de arte, ilustração, design, quadrinhos e audiovisual, com curtas exibidos em mais de dez países.
“Se existe um protótipo de indústria do quadrinho no Brasil, se esse mercado funciona de alguma maneira, é graças a Mauricio de Sousa e graças à produção de toda a equipe do estúdio, em geral. A gente ter essa oportunidade de trabalhar junto à MSP é, pra mim, uma grande passagem de bandeira. Ele está confiando a uma geração de sonhadores esse império dele, essa construção cultural, essa riqueza de literatura que ele desenvolveu”, pontuou Bretas.
Natural de BH, Will Rios atua nas áreas de ilustrações editoriais e como desenhista de quadrinhos no Brasil e no exterior, incluindo trabalhos para Chaves (SBT e Ramón Valdés) e Star Trek no País. Ele lembrou que Mauricio de Sousa segue relevante e presente em diversas mídias, além dos quadrinhos.
“Suas histórias são simples e marcantes. Difícil qualquer pessoa não se identificar. Eu, mesmo, sou um desses milhões de brasileiros que aprenderam a amar a leitura com os quadrinhos MSP. Tenho a felicidade de poder passar isso para meus filhos, que aprendem muito e amam muito suas criações. Mauricio de Sousa é eterno!, afirmou Rios.
Lançamento do livro
Além da venda do livro “MSP 90” em parceria com a Panini Point BH, o evento especial em homenagem a Mauricio de Sousa no Espaço Cultural Casa dos Quadrinhos terá a presença dos autores mineiros que colaboraram na publicação, com manhã de autógrafos, além de comercialização de artes e publicações autorais dos autores e a exposição “CDQ 25 na MSP 90”.
A mostra foi criada para comemorar os 25 anos da Casa dos Quadrinhos, escola e espaço cultural, que faz parte do Circuito Liberdade, na Praça da Liberdade, e que tem formado artistas que hoje trabalham no mercado nacional e internacional, como explica o produtor de eventos da Casa, Régis Luiz.
“Muitos de seus ex-alunos e professores colaboraram com a Mauricio de Sousa Produções (MSP), criando obras e materiais licenciados da Turma da Mônica. Além de formar profissionais, a Casa também promoveu palestras, exposições e lançamentos relacionados a esses artistas. A exposição ‘CDQ 25 na MSP 90’ celebra essa trajetória, apresentando obras, fotos, registros de eventos e peças do acervo da instituição, em homenagem aos 90 anos de Mauricio de Sousa e aos 25 anos da Casa dos Quadrinhos”, encerrou Luiz.
Ouça a rádio de Minas



