Variedades

Livro infantil traz flores e insetos para falar de bullying

“Besouriane Queria ser Girassol” é de autoria da jornalista e escritora belo-horizontina Ana Paula Pedrosa
Livro infantil traz flores e insetos para falar de bullying
Livro de Ana Paula Pedrosa será lançado no domingo | Foto: Divulgação Ana Paula Pedrosa

Um dos destaques da FLI BH são os lançamentos de livros – muito aguardados pelo público. E no mês das crianças, elas vão ser privilegiadas com novidades. Um dos livros é “Besouriane Queria ser Girassol”, da jornalista e escritora belo-horizontina Ana Paula Pedrosa, que traz o tema do bullying para o debate de uma forma leve e lúdica para ser apoio para crianças, famílias e escolas que enfrentam esse problema. Enfrentar o bullying é um desafio, cada vez maior, para as escolas.

E a inspiração para escrever “Besouriane Queria ser Girassol” veio da vida real, não da fantasia. Uma das filhas da autora, que à época tinha 8 anos, sofreu um processo de bullying na escola, quando algumas coleguinhas começaram a excluí-la de lanches e brincadeiras. Ana Paula Pedrosa relata que a filha ficou triste, sem vontade de comer nem ir à escola. Foi aí o início de uma ação coordenada entre a família e os educadores e também de construção da história. “A professora chamava minha filha de girassol e um dia ela disse ‘meu girassol está murchado e isso não pode acontecer’. Essa frase ficou na minha cabeça e eu fui pesquisar sobre pragas que atacam girassóis”, conta a autora.

Nessa pesquisa, ela encontrou uma espécie chamada besouro-de-girassol, um inseto amarelo que se camufla nas pétalas do girassol e ataca, principalmente, as flores mais jovens. Foi aí o ponto de partida para “Besouriane Queria Ser Girassol”.

O livro foi publicado pela Editora Asinha e ilustrado por Rafa Sam. É a terceira publicação infantil de Ana Paula Pedrosa, que já escreveu também “O Gênio Preguiçoso” e “A Terra de Todas as Idades”, ambos pela Editora Literíssima.

“Besouriane Queria ser Girrassol” será lançado neste domingo (26), às 14h, no Festival Literário Internacional de Belo Horizonte (FLI BH), com uma tarde de autógrafos que promete ser animada. O livro estará disponível para compra no festival e pode ser adquirido também na Amazon ou diretamente com a autora pelo Instagram @appedrosa.livros.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas