Variedades

“Luzes da Liberdade” será encerrado hoje

“Luzes da Liberdade” será encerrado hoje
Praça da Liberdade - Crédito: Lúcia Sebe / Secom MG

Está chegando ao fim a primeira edição do festival “Luzes da Liberdade”, que iluminou e alegrou o Natal de Belo Horizonte com uma vasta programação cultural e turística que percorreu a Rota da Liberdade, com agenda de shows adultos e infantis, circuito de presépios, luzes em diversos prédios da cidade e projeções em empenas e na fachada do Palácio da Liberdade.

Ao todo foram 36 dias de atividades que, além do Natal, também comemoraram os 300 anos de Minas Gerais, reunindo cerca de 2 mil pessoas por dia na Praça da Liberdade, sem aglomerações e respeitando todos os protocolos de distanciamento e segurança. 

Para o encerramento do festival hoje, está prevista uma programação especial a partir das 16 horas com transmissão de show do cantor Eros Biondini pelo Instagram oficial @luzesdaliberdade, em uma parceria com o Servas. Em seguida, entre 16h30 e 18 horas, a Folia de Reis de Maurício Tizumba e o Tambor Mineiro comemoram o Dia de Reis visitando o Palácio da Liberdade para acompanhar a última projeção do mapping assinado pelos irmãos Rafael e Ricardo Cançado. E para finalizar, um show de Makely Ka, marcado para as 20 horas. Toda a programação será transmitida pelos canais oficiais do Luzes da Liberdade – site e Instagram.

O Luzes da Liberdade é um festival de intervenções artísticas que conta com a participação de VJs de todo o Brasil, apresentações de artistas da cena musical mineira, show de laser pelo céu de Belo Horizonte e iluminação temática em edificações ao longo do circuito da Rota da Liberdade, que vai da Praça da Estação (Praça Rui Barbosa) até a Praça da Liberdade, incluindo empenas em diversos pontos da rua da Bahia e nas avenidas João Pinheiro e Afonso Pena.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Protocolos – Uma das principais diretrizes do evento foi criar um festival de luzes e trazer mais cores e vida a cidade e alegrar esta época natalina com uma programação aérea, não provocando aglomeração e com toda segurança e cumprimento dos protocolos de saúde, de acordo com determinações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Por isso, o projeto descentralizou a iluminação, promoveu uma programação virtual e orientou a todos a fazerem o trajeto da Rota da Liberdade, dando prioridade para percorrê-lo de carro, bike ou mesmo transporte público e a pé, sempre utilizando a máscara corretamente.

O projeto contou com patrocínio da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, parceria do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) e coprodução assinada pelas produtoras Casulo Cultura e Full Produções, que já estão programando a próxima edição, que neste ano amplia a Rota da Liberdade para um circuito turístico que percorrerá as cidades de Ouro Preto, Mariana, Diamantina e Congonhas, dentro da programação do projeto Minas Gerais 300 +1.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas