Variedades

Luzes da Liberdade vai acabar com Folia de Reis

Luzes da Liberdade vai acabar com Folia de Reis
Crédito: Divulgação

O dia 6 de janeiro é também o último dia do Natal. A data, tradicionalmente celebrada com a Folia de Reis, lembra a jornada dos três reis magos ao encontro do menino Jesus. Exatamente neste dia, há 2023 anos, Belchior, Gaspar e Baltazar levavam de presente para o Deus-menino o incenso, a mirra e o ouro.

Para comemorar esta ocasião tão especial e encerrar a programação de Natal do festival Luzes da Liberdade, a Praça da Liberdade vai receber uma verdadeira festa de encontro das folias, com apresentação de Maurício Tizumba (foto) e convidados especiais: Folia de Reis São Sebastião de Vespasiano; Caravana de Santos Reis e União de Amigos. O evento acontecerá na próxima sexta-feira, a partir das 18h, em frente ao “prédio verde”, edifício que abriga o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG).

Até lá, o público ainda poderá conferir diariamente as luzes que iluminam a Praça da Liberdade com elementos que reforçam a cultura do estado de Minas Gerais. Com o tema “Natal da Mineiridade”, o Luzes da Liberdade encantou o público com suas cores e formas. Foram mais de 500 mil visitantes, que se emocionaram com o moderno projeto de iluminação, totalmente “instagramável” na praça. O resultado são milhares de cliques registrados nas redes sociais de quem passou por lá.

Com repertório calcado na tradição das folias de reis, Tizumba promete emocionar o público presente, ao lado de dezenas de congadeiros, contando a história da Estrela Guia, dos reis magos – Belchior, Gaspar e Baltazar, e dos presentes que eles levam para o Menino Jesus recém-nascido. A Folia de Reis ou Reisado é um auto popular que procura rememorar a jornada dos reis Magos, a partir do momento em que eles recebem o aviso do nascimento do Messias, até a hora em que encontram o Deus-menino na lapinha.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


O festival Luzes da Liberdade é uma produção da Casulo Cultura, com patrocínio da Cemig por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e integra o Natal Cultural Cemig 70 anos. O projeto conta ainda com a parceria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) e Iepha-MG.

Presépios

A cena do nascimento de Jesus, na simblicidade da manjedoura, São José, a Virgem Maria, pastores. Toda essa representação revisitada pelas mãos de 40 artistas do Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas é contemplada de diferentes formas na exposição “Uma Noite Sagrada – Presépios de Minas Gerais”, no Palácio da Liberdade.

Na Praça da Liberdade, em meio à iluminação especial do Natal da Mineiridade, há também um presépio em barro que tem atraído os olhares da população. Além desses, há ainda outros espaços com presépios que integram a programação natalina do Circuito Liberdade. A Casa Fiat de Cultura está com seu já tradicional Presépio Colaborativo, construído coletivamente com o público. Ali perto, no Centro de Arte Popular (CAP), moradores e turistas podem apreciar a exposição “Presépios: Tradição Renovada – 50 anos do Concurso Nacional de Presépios da Fundação de Arte de Ouro Preto”, elaborada em parceria com a Faop, que também exibe peças em sua sede, em Ouro Preto.

A mostra “Uma Noite Sagrada – Presépios de Minas Gerais”, no Palácio da Liberdade, reúne 40 presépios artistas do Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas. As obras são confeccionadas em materiais como argila, crochê, bordados, fibras, cabaça, ferro e até reciclados.

A exposição segue até 5 de fevereiro de 2023 e está aberta ao público de terça a domingo, com diferentes horários em dias úteis e fins de semana A entrada é gratuita e não requer agendamento.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas