Made in Minas Gerais celebra cultura e gastronomia

Neste domingo (5), a Praça da Savassi recebe a quarta edição do Made in Minas Gerais, evento que cultua o maior número de patrimônios do Estado: Cozinha Mineira, Queijo e Viola Caipira. A programação gratuita será das 10h às 19h, com atrações para toda a família com muita música, arte, cultura, gastronomia, espaço kids e ações sociais. Para 2024, o tema será a Viola Caipira, com apresentações de grandes expoentes desse instrumento como Chico Lobo, Renato Caetano, Letícia Leal, Orquestra Mineira de Viola Caipira, e a realização do inédito Concurso de Viola Caipira.
“O Made in Minas Gerais coloca Belo Horizonte, eleita Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, ao centro, bem no meio da Praça da Savassi, e, daí, o público é orientado pelos pontos cardeais, tendo a oportunidade de cultuar o que há de especial no Estado, feito por quem desenvolve a cultura de cada região”, explica o curador gastronômico e idealizador do evento, Jordane Macedo.
Entre os confirmados neste ano, estão a chef Marcela Azevedo do bistrô Alquimia dos Quintais com participação do Quilombo do Ribeirão, representando o Sul de Minas; o chef Rodrigo Costa e o restaurante “Velho Chico”, de Pium-I, vem pelo Oeste; a chef Giovanna Bruno, do Restaurante Entreposto Relíquia, é representante do Norte; do Leste, a chef Carol Biasi, do restaurante Jotapê e do Sul, o Empório Bistrô 77, de Itabirito.
Também estarão presentes clássicos da culinária mineira como o Restaurante Dona Lucinha, Maria das Tranças e o Casa Cheia, do Mercado Central. Há também um espaço dedicado ao Queijo Minas Artesanal, apresentado pela Rota do Queijo de Minas, no qual será partido o maior queijo canastra já produzido – o Canastra Imperial II. A peça de queijo foi produzida na famosa fazenda do Ivair, pesa 36 kg e será vendida em porções durante o evento. E a Krug Bier vai apresentar mais um rótulo especial exclusivamente para o evento.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Para finalizar em grande estilo, o evento premia o melhor prato com o Troféu Dona Lucinha. O concurso se dá por votação popular durante todo o dia e o eleito é agraciado no palco no encerramento do Made in Minas Gerais.
Viola caipira
Com o objetivo de enaltecer um instrumento tão presente na cultura e identidade de Minas, o primeiro Concurso de Viola Caipira vai premiar novos talentos desse instrumento durante o Made in Minas Gerais.
Os candidatos se inscreveram nas categorias “Novos Valores” e “Intérpretes”, nas modalidades solo ou dupla/grupo, e foram avaliados pelo violeiro Chico Lobo e pela diretoria da produtora Culturar. Os finalistas escolhidos passarão por votação popular, pelo voto de Chico Lobo e da organização do festival. O resultado final será apresentado no palco do Made in Minas Gerais.
Serviço
Made in Minas Gerais
Data: 5 de maio (Domingo) – das 10h às 19h
Local: Praça da Savassi
Ingressos gratuitos retirados pelo Sympla
Instagram: @madeinminasgerais
Ouça a rádio de Minas