Variedades

Made in Minas reúne gastronomia e arte

Made in Minas reúne gastronomia e arte
Crédito: Divulgação

No próximo domingo, as diversas manifestações culturais do Estado estarão reunidas no Made in Minas Gerais, uma festa genuinamente mineira. O evento será realizado na Praça da Savassi, no cruzamento entre as avenidas Cristóvão Colombo e Getúlio Vargas, das 11h às 19h. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingresso na Sympla. O público também pode contribuir com 1 kg de alimento não perecível. As doações serão destinadas ao programa Sesc Mesa Brasil.

“Belo Horizonte sempre foi palco de iniciativas relacionadas à cultura, mas percebi que nunca estive em um evento que contemplasse todo o Estado. E foi assim que surgiu a inspiração para o Made in Minas Gerais, em 2019: da certeza de que as tradições genuinamente mineiras merecem um evento que valorize as raízes do seu povo”, enfatiza Jordane Macedo, curador gastronômico e idealizador do evento.

No Made in Minas Gerais, o público, orientado pelos pontos cardeais, poderá apreciar o que há de especial no Estado, feito por quem desenvolve a cultura de cada região. Na programação, chefs de cozinha, música instrumental e comercialização de produtos mineiros. “Uma oportunidade de viajar por Minas Gerais sem sair do lugar”, ressalta Jordane.

O público poderá experimentar pratos de que sempre ouviu falar. O evento contará com a participação de dez restaurantes. Xapuri (chef Flávio Trombino); Maria das Tranças (chef Lulu – Maria de Lourdes); Dona Lucinha (chef Márcia Nunes); Leitão Luiz Ney (chef Luiz Ney), da Pousada Villa Paolucci; Ora Restaurante (chef Felipe de Oliveira); Padre Toledo (chef Fernanda Fonseca); Favoritto Jardins (chef Fred Trindade); Okikuri (chef David Dias), Empório 77 Bistrô (chef Alex Bogas) e o espaço Chef Raiz, com a convidada a cozinheira Adriana Lourenço, de Pimenta, no Oeste de Minas.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


O valor dos pratos varia entre R$ 24 e R$ 46. Depois de provar as delícias de cada região, o público participará de uma votação, para eleger o melhor prato da cozinha mineira servido no Made in Minas Gerais em 2022. O melhor prato ganhará o Troféu Dona Lucinha, em homenagem a uma das maiores referências da cozinha mineira, que nos deixou em 2019, aos 86 anos.

Toda a programação do evento pode ser acessada pelo site www.madeinminasgerais.com.br ou pelo perfil @madeinminasgerais, no Facebook e no Instagram. Os animais de estimação também são bem-vindos, já que o evento é pet friendly.

Ziraldo

A edição 2022 do Made in Minas Gerais irá homenagear o cartunista Ziraldo, mineiro de Caratinga, que, em outubro deste ano, completará 90 anos. Ziraldo nasceu artista – autodidata – curioso, comunicador ávido por informação, grande observador das fraquezas e grandezas humanas. Pioneiro no design brasileiro, revolucionário na literatura infantojuvenil, ativamente engajado em temas sociais e políticos, um intuitivo e criativo crítico de costumes.

No espaço do Instituto Ziraldo no evento, estarão, em exposição, 20 painéis, que contam um pouco dessa trajetória. Outra novidade, que marca uma das parcerias do Made in Minas Gerais com o Instituto Ziraldo, é a distribuição gratuita, durante o evento, da revista “Era uma vez”, que destaca momentos importantes da vida do artista, esse mineiro cidadão do mundo. A identidade visual do espaço “Ziraldo Maluquinho” vem de um desenho feito por Alex Costa Garcia, quando ele tinha 8 anos, para um trabalho escolar.

Atrações musicais

Idealizada e conduzida por Guilherme Peluci, a Ad Hoc Orquestra é um projeto que se baseia em técnicas de improvisação coletiva, usadas para criar música em tempo real e promover o encontro entre vários artistas de múltiplas origens. Dentro dessa premissa, a Ad Hoc já reuniu mais de 400 músicos e musicistas de diferentes países em suas sessões de pesquisa, descobrimento e criação de música espontânea. Durante as sessões, quase nada é pré-determinado, valorizando a criação do momento e o encontro. Formando grupos únicos em cada sessão, Guilherme Peluci usa diferentes técnicas de improvisação, conduzida para criar um espetáculo em tempo real. 

Referência no violão de sete cordas, o instrumentista e compositor mineiro Thiago Delegado (foto) se destaca por sua performance, que mistura a sonoridade simples à sofisticada composição. Em seu repertório, composições registradas em quatro álbuns: “Sambetes Vol.1” (2018), “Viamundo” (2015), “Thiago Delegado Trio: Ao vivo no Museu de Arte da Pampulha” (2012) e “Serra do Curral” (2010).

Revelando profunda intimidade com seu instrumento e com uma linguagem musical sem fronteiras, Delegado incursiona por diferentes gêneros musicais: choro, samba, bossa nova e jazz. No palco, o artista explora todas as possibilidades do seu violão de sete cordas, renovando antigos temas e apresentando composições próprias. O resultado é um som moderno, animado, virtuoso e surpreendente. Uma das características mais marcantes do trabalho do instrumentista é a capacidade de atrair o público, tornando a música instrumental acessível a todos, por meio de interpretações calorosas. 

A DJ Aída também vai animar o público que passar pelo evento. Amante de rock, soul, jazz e pop, a produtora cultural e DJ transita por estilos diversos em seu repertório, explorando a pluralidade de ritmos e sotaques da boa música de todos os tempos e lugares.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas