Serra da Mantiqueira ganha queijo de 130 kg

Depois de produzir o “Imperial II” – maior queijo Canastra de Minas Gerais, agora o produtor cultural Jordane Macedo alcançou um novo recorde e fez o maior queijo da Serra da Mantiqueira: o “Soberano da Mantiqueira”.
Produzido em Itamonte, no Sul de Minas, a iguaria possui 130 quilogramas (kg), 90 centímetros (cm) de raio e 35 cm altura. Para dar forma ao maior queijo da história da região, foram utilizados 1.350 litros de leite cru, e uma forma de aço inox criada especialmente para o objetivo. Após permanecer por um ano em maturação, a produto queridinho dos mineiros deverá pesar 105 kg.
“Foi uma operação de ‘guerra’ lidar com tanto leite, precisamos usar uma ‘girafa’, uma espécie de mini guindaste, para suspender a massa do tanque para colocarmos na forma”, descreve Macedo.

A produção, que ocorreu durante a segunda semana de maio, ocorreu em função de um convite da fundadora da curadoria do queijo, Renata de Paoli, e pelo presidente da Associação dos Produtores de Queijo Artesanal de Mantiqueira de Minas (Apromam), Henrique Maranata. Houve também a colaboração da queijaria Dom Carmelo, da presidente do Sindicato Rural de Itamonte, Márcia Castilho, e da equipe do Queijo do Ivair.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".

Reconhecimento aos queijos mineiros
Com a principal missão de promover os queijos produzidos no Estado, a Rota Queijo de Minas, iniciativa integrante da Culturar, produtora cultural de Macedo, atua na promoção da iguaria para diversas pessoas, em especial, apresentando as principais produções das queijarias de São Roque de Minas, no Oeste de Minas Gerais. Para se teruma ideia, por meio do projeto, um dos queijos mineiros premiados foi enviado ao Papa Francisco.
O “Imperial II” foi apresentado ao público durante o evento Made in Minas Gerais, realizado no início do mês e que levou mais de 9 mil pessoas para a Praça da Savassi, na região Centro-Sul da capital mineira.
Ouça a rádio de Minas