Variedades

Maioria dos mineiros vai curtir o Carnaval em sua própria cidade, diz FCDL

A opção dos foliões em Minas reflete investimentos do Estado e municípios para fortalecer a economia e a vocação turística local
Atualizado em 17 de fevereiro de 2025 • 20:35
Maioria dos mineiros vai curtir o Carnaval em sua própria cidade, diz FCDL
Carnaval de BH | Crédito: Pablo Bernardo/ PBH

A maioria dos mineiros, mais de 71%, vai curtir o Carnaval de 2025 em sua própria cidade e, mesmo para aqueles que querem viajar, 14,4% afirmam que farão deslocamento para dentro do próprio Estado. Já 10,6% dos entrevistados afirmaram que não abrem mão de ir para a praia e apenas 3,8% viajarão para alguma cidade fora de Minas Gerais.

Os dados são da pesquisa realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG) e, segundo o economista da entidade, Vinícius Carlos Silva, refletem os investimentos feitos pelo Estado e pelos municípios para proporcionar a melhor experiência possível aos foliões, visando fortalecer a economia e a vocação turística de Minas.

Saiba o que impactou na decisão dos mineiros de onde passar o Carnaval

  • 62,1% conta com a possibilidade de descansar,
  • 17,7% querem se divertir
  • E apenas 8,1% desejam conhecer uma nova cidade.

A permanência em sua própria cidade possibilita aliar o descanso e a folia, principalmente levando-se em conta que 70% das cidades mineiras realizam eventos voltados para temática Carnaval, conforme apurado na própria pesquisa”, observa Silva.

Com relação ao tíquete médio, os dados mostram que os mineiros pretendem investir R$ 558,51. Veja com que serão os principais gastos dos mineiros no Carnaval:

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


  • bebidas (58,3%),
  • acessórios carnavalescos (28,3%)
  • e as tradicionais fantasias (10,0%).

O economista reforça que a data não foca somente nos bens de consumo, mas em toda a cadeia turística e produtiva, já que os gastos envolvem, além dos bens de consumo, as hospedagens, para aqueles que optam por viajar, os deslocamentos e passeios.

“Além disso, o clima de alegria, diversão, celebração e união formam uma variável que impacta de maneira muito positiva o setor de comércio e serviços e a economia de modo geral”, considera Vinícius Carlos Silva.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas