Variedades

“Maratona Saramago” começa na segunda-feira

“Maratona Saramago” começa na segunda-feira
Crédito: ©Arquivo FJS/Direitos Reservados

José Saramago, um dos grandes nomes da literatura mundial, ganha homenagem especial da Academia Mineira de Letras (AML). Será realizada a “Maratona Saramago”, a partir desta segunda-feira (13) e até o próximo dia 17, com uma série de palestras virtuais sobre o escritor português. Os palestrantes convidados são Vera Lopes, Daniel Vecchio, José Leite Jr, Mateus Roque da Silva e Vanessa Brandão. O acesso pode ser feito pelo canal de YouTube da AML e será disponibilizado um vídeo por dia, a partir das 11h.

Nesta segunda-feira (13), a professora doutora Vera Lopes apresenta a palestra “José Saramago, o amor e o tempo” e faz reflexões acerca de poemas saramaguianos que tratam do amor e do tempo. Embora Saramago seja muito mais estudado por seus romances, seus poemas ficam em destaque nesta apresentação. Ela ressalta o sentimento amoroso que costura a construção de suas obras, pelos casais, ações, sensualidade, imagens que povoam sua prosa.

No dia seguinte (14), é a vez do pesquisador Daniel Vecchio falar sobre “A memória dos trabalhadores agrícolas em Levantado do Chão”. Similar à vida de seus avós, em “Levantado do chão”, Saramago narra a sobrevivência diária de indivíduos que lutam contra um sistema que os mantém afastados física e mentalmente dos mecanismos de poder. Na história de um Portugal rural reconfigurado na sobrevivência de uma família alentejana desde 1905 até 1974, este livro apresenta uma imagem profunda de ignorância, pobreza, submissão e exploração do trabalho físico a partir do testemunho dos trabalhadores agrícolas aos quais o romance foi dedicado.

O professor José Leite Jr, por sua vez, apresenta “Reinvenção literária em Viagem a Portugal” no dia 15 de junho. Na palestra, ele aborda o livro Viagem a Portugal, publicado por José Saramago em 1981. Nele, o narrador, que se denomina “Viajante”, vai de carro do norte ao sul de seu país. Reinventando a literatura de viagens, Saramago recusa o sentido turístico de seu percurso. Nessa viagem, em grande parte inspirada em Viagens na minha terra, de Almeida Garrett, Saramago propõe um paralelo entre a viagem e o discurso literário, sempre fiel a seu posicionamento crítico sobre a experiência histórica da cultura portuguesa.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


O professor Mateus Roque da Silva apresenta, no dia 16 de junho, “História do cerco de Lisboa”, dedicada à análise do romance homônimo. A obra, originalmente publicada em 1989,  possui um enredo sui generis: um revisor de textos, Raimundo Benvindo Silva, além de exercer sua função convencional, decide (re) escreve a história de Portugal, alterando-a, em uma espécie de vislumbre que anseia alcançar uma totalidade histórica.

Para finalizar a maratona, a professora Vanessa Brandão apresenta “Encontrar o outro com José Saramago”, no dia 17. Ela introduz o público a uma leitura metalinguística da viagem na obra do autor. Em romances, contos, crônicas e livros de viagem, o escritor português trata do tema de forma recorrente. Lendo a viagem na perspectiva filosófica, pode-se logo perceber a temática como uma reflexão sobre o homem e sua viagem no mundo.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas