Marcas de Minas participam de festival de moda autoral em SP
Treze marcas da Capital irão participar da Feira Carandaí 25 – maior festival de moda autoral da América Latina – entre os dias 14 e 16 deste mês, na Casa Higienópolis, em São Paulo. Os empreendedores participam do Programa Minas Moda Autoral, iniciativa do Sebrae Minas, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte.
O festival reúne marcas autorais de diferentes regiões do País. Além dos expositores, o evento inclui desfiles, experiências culturais e atividades interativas, com o objetivo de valorizar o design independente e promover conexões entre criadores, consumidores e o mercado da moda.
A analista do Sebrae Minas, Kenia Cardoso, explica que a Feira Carandaí 25 é uma oportunidade estratégica para pequenos negócios da moda autoral apresentarem seus produtos a um público qualificado. “Além de promover visibilidade e posicionamento de marca, a participação na Carandaí estimula a geração de negócios e o intercâmbio com outros profissionais do setor, contribuindo também para o desenvolvimento do ecossistema da moda autoral. É uma vitrine para que Minas Gerais continue revelando talentos, incentivando a diversidade criativa e reafirmando sua relevância no mapa da moda brasileira”, frisa.
O Carandaí 25 é um movimento dedicado à valorização da moda autoral brasileira, criado há mais de dez anos, por Tati Accioli. O movimento se transformou em um dos principais eventos do Brasil voltados à moda criativa e sustentável, reunindo marcas emergentes, artistas, designers e empreendedores da economia criativa. Entre as ações está a realização de feiras, desfiles, oficinas, shows, exposições e rodadas de negócios, promovendo trocas entre criadores e consumidores e impulsionando o crescimento de pequenas marcas.
As empresas de Belo Horizonte que estarão no evento são: Marcatte, Sol de Terra, Clara Lau, Seja Malibu, Asaphe, Petiá, Molu, Gabi Santos, Priscilla Antunes, Contos de Gaya, Aramadum, Mara Guerra e Carla Rocha.
E para apoiar e acelerar novas marcas de moda, o Sebrae criou o Programa Minas Moda Autoral, que é voltado para empreendedores do segmento que desejam fortalecer suas iniciativas e contribuir para um setor mais inclusivo e representativo.
“O Minas Moda Autoral é destinado aos negócios do setor que são alinhados aos conceitos de valorização do território, inclusão e diversidade, sustentabilidade, slow fashion, economia circular e ancestralidade. Queremos potencializar essas empresas através da capacitação”, afirma Kenia Cardoso.
Por moda autoral entende-se aquela feita por criadores que acompanham de perto todo o processo de produção, até a chegada da peça ao cliente final, geralmente produzidas em menor escala, e por profissionais locais, carregando em suas peças características como originalidade e personalidade.
Ouça a rádio de Minas