Marcelo Rubens Paiva é atração do Sempre Um Papo na próxima segunda-feira (14)

O escritor Marcelo Rubens Paiva é o convidado do Sempre Um Papo para uma conversa sobre o seu aclamado livro “Ainda Estou Aqui”, que deu origem ao filme homônimo, vencedor do Oscar 2025. O autor também fará o lançamento do seu mais recente livro, “O Novo Agora”. Depois da conversa, mediada pelo jornalista Afonso Borges, haverá uma sessão de autógrafos. O evento será nesta segunda-feira (14) às 19h30, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, com entrada gratuita. A retirada de ingressos deve ser feita on-line, pela página do Palácio das Artes via plataforma Eventim.
Publicado em abril pelo selo Alfaguara, da Companhia das Letras, o autobiográfico “O Novo Agora” é a sequência de “Feliz Ano Velho” (1982) e “Ainda Estou Aqui”. Em seu mais novo livro, Marcelo Rubens Paiva intercala memórias e acontecimentos familiares para construir uma narrativa envolvente e íntima sobre a paternidade. Além disso, ele recria, com sensibilidade, um momento desafiador da história recente do Brasil.
Nas obras anteriores, “Feliz Ano Velho” e “Ainda Estou Aqui”, Marcelo Rubens Paiva conta sobre o acidente que o deixou numa cadeira de rodas aos 20 anos; o desaparecimento do pai, Rubens Paiva, durante a ditadura militar; e a luta da mãe, Eunice Paiva, para cuidar sozinha dos cinco filhos. Desta vez, em “O Novo Agora”, é o próprio Marcelo quem está no papel de pai.
O escritor mergulha nos desafios da paternidade, ao mesmo tempo em que recorda períodos especialmente duros do País: primeiro, a guinada política que atinge sua família e artistas. Depois, a pandemia. E, em meio a isso, a lenta fragmentação do casamento. Às vezes bem-humorado, em outras melancólico, o autor traça uma narrativa que avança e recua no tempo. Dessa forma, ele constrói um retrato complexo de uma família atravessada por crises em diferentes níveis, incerta quanto ao futuro, mas que, aos poucos, aprende a sobreviver.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O filme
“Ainda Estou Aqui” foi publicado pelo selo Alfaguara, em 2015, e recebeu adaptação cinematográfica em 2024. Aclamado pela crítica internacional, “Ainda Estou Aqui” foi o primeiro filme brasileiro a vencer o Oscar, considerada a mais importante premiação do cinema no mundo. O longa-metragem, dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres, conquistou o prêmio na categoria Melhor Filme Internacional. Além disso, o filme foi vencedor do prêmio de melhor roteiro na 81ª edição do Festival de Veneza. Por sua atuação como Eunice Paiva, Fernanda Torres recebeu também o primeiro Globo de Ouro da história do cinema brasileiro.
Marcelo Rubens Paiva é escritor, dramaturgo e roteirista. Autor de uma extensa lista de romances, além de peças teatrais e roteiros para o cinema e televisão, recebeu importantes prêmios literários, como o Jabuti, Prêmio Shell, Moinho Santista e da Academia Brasileira de Letras. Suas obras foram adaptadas para filmes, teatro e séries de TV, e traduzidas para o inglês, espanhol, francês, italiano, alemão e tcheco. É autor, entre outros e dos já citados, “Blecaute” (1986), “Meninos em Fúria” (2016), em parceria com Clemente Tadeu Nascimento; e “Do começo ao fim” (2022).
O projeto Sempre Um Papo – Criado em Belo Horizonte, em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o Sempre Um Papo é um projeto cultural que realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros. Ao longo de sua trajetória, o projeto já aconteceu em 30 cidades e promoveu mais de 8 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas.
Ouça a rádio de Minas