Marco Crocco, do BH-TEC, é eleito Personalidade Econômica de 2025 em Minas Gerais

O presidente do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC) e professor da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Estado de Minas Gerais (UFMG), Marco Crocco, foi escolhido como Personalidade Econômica de 2025 pelo Conselho Regional de Economia de Minas Gerais (Corecon-MG). A distinção integra o 2º Prêmio Economia Mineira. Na mesma categoria, o professor titular Frederico Gonzaga Jayme Júnior, ex-diretor do Cedeplar-Face, recebeu menção honrosa.
A homenagem foi anunciada e entregue no dia 13 de agosto, data em que se celebra o Dia do Economista. Crocco recebeu o prêmio das mãos da presidente do Corecon-MG, Carolina Rocha Batista. “É um reconhecimento não só à minha carreira, mas também às instituições pelas quais passei. É um reconhecimento à UFMG, à Fundep, ao BDMG e, agora, ao Parque Tecnológico de Belo Horizonte”, afirmou.
A escolha foi feita por economistas que votaram entre três indicados: Marco Crocco, Frederico Gonzaga Jayme Júnior e o economista-chefe do BDMG, Izak Carlos Silva. “Foi uma alegria ser indicado e competir com profissionais tão qualificados. Frederico Gonzaga, além de amigo, é um grande economista e referência na área de política fiscal”, destacou Crocco.
Para ele, o prêmio “valoriza a profissão de economista, o ensino e a pesquisa em economia, o exercício da profissão como um todo e a própria imprensa especializada”.
O evento também marcou os 60 anos de fundação do Corecon-MG e reuniu economistas, representantes de entidades públicas e privadas, autoridades acadêmicas, profissionais da comunicação e parceiros institucionais.
“Celebrar 60 anos de história é reafirmar o nosso compromisso com a ética, o conhecimento e o desenvolvimento regional. E fazer isso homenageando quem atua em diferentes frentes da economia é motivo de orgulho para todos nós”, afirmou a presidente do Conselho, Carolina Rocha.
Ouça a rádio de Minas