Variedades

Marco Nanini estreia espetáculo “Traidor” em Belo Horizonte

Peça pode ser vista no teatro do Centro Cul¬tural Unimed-BH Minas; confira a programação
Marco Nanini estreia espetáculo “Traidor” em Belo Horizonte
Crédito: Matheus José Maria

O Festival Teatro em Movimento, que tem curadoria e coordenação geral de Tatyana Rubim, traz a Belo Horizonte o novo espetáculo de Marco Nanini: “Traidor”. A peça marca a parceria de sucesso entre Nanini e o diretor Gerald Thomas, que há 18 anos estrearam “Um Circo de Rins e Fígados”. O trabalho rendeu uma bem sucedida trajetória, com direito aos principais prêmios da época e diversas temporadas.
Quase duas décadas depois, o mundo sofreu transformações irreversíveis, como o trauma pós-pandêmico, a incontornável revolução digital com suas inteligências artificiais, o virtual substituindo o mundo real e a ruptura democrática sofrida em diversas escalas mundo afora.

O texto de “Traidor” foi criado sob influência deste caldeirão contemporâneo, no estilo que consagrou Gerald Thomas. E o ponto de partida foi justamente o espetáculo anterior, que é retomado e citado em algumas cenas, ainda que todo o mote agora seja outro. Desta vez, Nanini está isolado em uma ilha, é acusado de algo que ele não cometeu e dialoga com a própria consciência, com seus fantasmas e suas reflexões sobre o passado, o presente e o futuro. “Traidor” faz curta temporada, neste sábado (16), às 20h, no domingo (17), às 19h e na segunda-feira (18) às 20h, no teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas (rua da Bahia, 2.224, Lourdes), com ingressos entre R$ 50 (meia) e R$ 120 (inteira), disponíveis no link https://bileto.sympla.com.br/event/91510.

Retorno

“Traidor” marca ainda a volta de Nanini ao teatro, depois da pandemia e um período em que emendou trabalhos no audiovisual. Após “Ubu Rei” (2017), seu último espetáculo, ele esteve em novelas, estrelou o premiado longa “Greta”, de Armando Praça, atuou nas séries “Sob Pressão” e gravou “João Sem Deus”, que acaba de estrear no streaming. Ainda no período de isolamento, ele idealizou e produziu “As Cadeiras” junto com Fernando Libonati, que também dirigiu a adaptação do clássico de Ionesco. Nesta temporada, o ator ainda lançou a biografia “O Avesso do Bordado” (Companhia das Letras), escrita pela jornalista Mariana Filgueiras ao longo dos últimos cinco anos.

Reconhecido pela meticulosa construção de cada personagem e o apreço pelos ensaios, Nanini admite que o teatro segue sendo um oxigênio vital e indispensável, o que é reiterado por Gerald Thomas: “Nanini é o ator mais intenso que conheço. Não tenho dúvidas do que estou dizendo. Digo isso como diretor, mas também como autor. Como eu dirijo em pé, a um metro de distância dele, ouço cada respiração. Chego ao hotel e continuo ouvindo a sua voz. Volto a ler o texto, faço a revisão e a voz. A voz do Nanini. Lá está, a voz. Cada respiração dele. Que prazer é, mesmo que só de 18 em 18 anos, escrever pra ele e dirigi-lo, ter Marco Nanini pela frente é tudo”, celebra o diretor.

O projeto Teatro em Movimento, coordenado pela Rubim Produções, de Tatyana Rubim, completa 23 anos, em 2024, com o objetivo de descentralizar o acesso às grandes montagens do eixo Rio-São Paulo, promovendo a circulação dos mesmos para Belo Horizonte que tornou-se, ao longo do tempo, praça relevante para a apresentação de importantes repertórios.

Além disso, o projeto também atua em outros estados e outras cidades. Desde então, contabiliza 280 repertórios, que somam mais de 800 apresentações, envolvendo cerca de 860 artistas, em 15 cidades, 30 teatros e público superior a 402 mil pessoas. Desde 2020, fundou o TeatroEmMov Digital, que realizou o primeiro curso de teatro digital do Brasil, sendo uma plataforma web que pesquisa, produz e une narrativas do teatro, da dança, do audiovisual e dos games; ambos idealizados por sua diretora, Tatyana Rubim.

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