Mars Petcare e Yattó inauguram primeiro parque pet sustentável de Extrema

A multinacional Mars Petcare, em parceria com a startup mineira de economia circular Yattó, inaugurou, nesta semana, com o apoio da Prefeitura de Extrema, o primeiro parque pet sustentável da cidade, na região Sul de Minas Gerais. O logradouro foi construído a partir de materiais recicláveis, localizado no Parque Municipal de Eventos. A iniciativa integra o programa global da empresa, denominado “Melhores Cidades para os Pets”. Extrema é o quarto município do País e o primeiro de Minas a contar com um parque pet sustentável desenvolvido pela multinacional, detentora das marcas Pedigree, Whiskas, Dreamies e Optimus.
O novo Pet Place, com 245 metros quadrados (m²) de área, foi desenvolvido com foco na sustentabilidade e no bem-estar dos animais. Ao todo, foram utilizadas aproximadamente 18 mil embalagens de ração coletadas por parceiras no projeto e recicladas para a construção dos equipamentos que integram o parque.
O parque conta com rampas, túneis, obstáculos e bebedouro de água corrente. A infraestrutura foi projetada para estimular a atividade física e a socialização dos pets em um ambiente com segurança.
A diretora de assuntos corporativos da Mars Pet Nutrition no Brasil, Katia Souza, afirma que iniciativas como essa podem impactar positivamente a vida dos animais de estimação e das pessoas. “Estimulando a convivência harmoniosa nas cidades e promovendo a sustentabilidade”, completa.
Ela também destaca que Extrema é uma região estratégica para a empresa, onde foi inaugurado o novo centro de distribuição (DC). “Agora também celebramos a abertura do parque pet — um espaço que simboliza nosso propósito de tornar o mundo um lugar melhor para os pets”, diz.
Já o diretor de operações da Yattó, Leonardo Lopes, afirma que o novo parque é mais que um espaço de lazer para os animais, mas também um exemplo dos benefícios gerados pela economia circular. “Trata-se de um exemplo concreto de como a economia circular pode gerar impacto ambiental positivo e, também, fomentar a inclusão social, ao gerar renda para as cooperativas”, destaca.
- Leia também: Salões, spa, clínicas, lojas: diversificação de serviços impulsiona mercado pet em Minas Gerais
O prefeito de Extrema, Fabrício Bergamin (PDT), declara que, com esse projeto, a cidade mineira reafirma seu compromisso com políticas públicas que integram desenvolvimento sustentável, bem-estar animal e qualidade de vida para a população. “A inauguração do primeiro parque pet da cidade, construído com materiais recicláveis, representa um marco importante dessa visão”, diz.
Ele ressalta que a iniciativa é fruto de uma importante parceria da prefeitura com a Mars Petcare e com a Yattó, o que demonstra como a união entre o setor público e empresas comprometidas com a sustentabilidade pode gerar impactos positivos e duradouros.
“O Parque Municipal de Eventos, espaço já tradicional para passeios com os pets, agora ganha uma estrutura dedicada especialmente aos cães — fortalecendo ainda mais o vínculo entre eles e seus donos em um ambiente seguro, acolhedor e sustentável”, reforça.
Sobre a ação global “Melhores Cidades para os Pets”
O primeiro parque pet sustentável de Extrema faz parte do programa global da Mars Petcare chamado “Better Cities for Pets”, ou “Melhores Cidades para os Pets”, criado em 2021. A iniciativa promove a criação de espaços públicos e privados mais inclusivos para animais de estimação, além de incentivar a guarda responsável e a adoção.
O programa atua com base em quatro pilares fundamentais: Lares, Abrigos, Negócios e Espaços Públicos. O objetivo é oferecer ferramentas de avaliação e materiais de apoio para cidades e empresas que desejam se tornar mais “pet friendly”.
Atualmente, a ação possui mais de 30 cidades certificadas nos Estados Unidos. Enquanto no Brasil, a Mars já estabeleceu parcerias com as prefeituras de Mogi Mirim (SP), São Roque (SP), Fortaleza (CE) e com marcas como a rede de fast food McDonald’s e a Rede Atlântica Hotels, do setor hoteleiro.
Ouça a rádio de Minas