Variedades

Mateus Solano é ‘O Figurante’ em seu primeiro monólogo

Espetáculo terá curta temporada no Teatro Sesiminas
Mateus Solano é ‘O Figurante’ em seu primeiro monólogo
Monólogo de Mateus Solano terá três apresentações | Foto: Divulgação Dalton Valério

A comédia dramática “O Figurante” traz a Belo Horizonte o ator Mateus Solano em seu primeiro monólogo, no papel de um figurante que passa a questionar sua própria existência e seu lugar em um mundo que parece mantê-lo em segundo plano. Com direção de Miguel Thiré que contou com a colaboração na dramaturgia de Mateus Solano e Isabel Teixeira, o espetáculo chega ao Teatro Sesiminas para curta temporada, nos dias 15 (às 21h) e 16 de agosto (às 18h e às 21h). Os ingressos estão à venda na plataforma Sympla (ou na bilheteria do teatro).

A trama mergulha na rotina de Augusto, um figurante que luta para encontrar a si próprio em meio a uma rotina pobre de sentido, que o mantém num lugar muito aquém da sua potência como ser humano. O Figurante reflete sobre a dificuldade de se conectar com a própria essência e sobre os desafios de assumir o controle da própria narrativa. “Somos um animal que cria histórias para viver e um mundo para acreditar. Na ânsia em fazer parte desse mundo, acabamos por nos afastar de nós mesmos a ponto de não saber se somos protagonistas ou figurantes de nossa própria história”, reflete Mateus Solano.

A dramaturgia foi construída a partir do método Escrita na Cena, desenvolvido por Isabel Teixeira, que estimulou o ator a explorar sua própria criatividade por meio de improvisos. As cenas criadas por Mateus Solano foram gravadas, transcritas e reelaboradas por ela para compor o texto final, preservando a autenticidade das reflexões do personagem.

Ator e autor

Mateus Solano é um dos mais premiados atores da televisão e teatro. Ele recebeu dois Troféus Imprensa, um Prêmio APCA e o Prêmio Bibi Ferreira. Formado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, iniciou sua carreira no teatro com “O Homem que Era Sábado”, de Pedro Brício, em 2003.

Solano se tornou um nome conhecido ao interpretar Ronaldo Bôscoli na minissérie “Maysa – Quando Fala o Coração” (2009). No mesmo ano, iniciou sua trajetória nas novelas com os gêmeos Jorge e Miguel em “Viver a Vida”. Outros destaques na TV incluem “Morde & Assopra”, “Gabriela”, “Amor à Vida” (onde interpretou o vilão Félix, marcando a história da teledramaturgia) e “Elas Por Elas”.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas