Variedades

Mercado Central recebe o Circuito Mineiro de Cutelaria

Evento promete aproximar o público da arte artesanal de confecção de instrumentos de corte. Confira também outros destaques de Variedades
Mercado Central recebe o Circuito Mineiro de Cutelaria
Crédito: Reprodução Instagram Oficial Circuito Mineiro de Cutelaria

Nos dias 4, 5 e 6 de outubro, Belo Horizonte vai receber o Circuito Mineiro de Cutelaria no Mercado Central, evento que promete aproximar o público da arte artesanal de confecção de instrumentos de corte. Idealizado pelo cuteleiro Vitor Galery, o circuito busca divulgar e incentivar a cutelaria artesanal por meio de exposições, workshops e apresentações, criando um espaço único para admiradores e artesãos da área.

A programação é diversificada e contará com workshops de afiação de facas, demonstrações ao vivo de forjamento de peças e uma apresentação de esgrima renascentista. Serão oferecidos seis workshops sobre técnicas de afiação, com foco em métodos práticos e explicações detalhadas sobre o uso de pedras de afiação e chairas. A entrada é gratuita e a programação começa às 9h nos três dias.

Veja, a seguir, outros destaques de Variedades:

“Nó – O Enlace da renda e da chita”

A renda e a chita entrelaçam tempos e continentes. Elas vestem nossas histórias, ao tecer uma trama que se situa entre o pessoal e o coletivo. Entre 1º de outubro e 1º de dezembro, a exposição “Nó – o enlace da renda e da chita”, na Casa Fiat de Cultura (no Circuito Liberdade) vai celebrar a diversidade e a riqueza das influências culturais que formam a identidade brasileira.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Exposição Nó
Crédito: Divulgação Casa Fiat de Cultura

A exposição é uma realização conjunta entre a Casa Fiat de Cultura e o Museu A Casa do Objeto Brasileiro e parceria com a Escola de Design da UEMG. A visitação é gratuita e para conferir os dias e horários, é só acessar o site da Casa Fiat de Cultura.

Instituto Cervantes

Como um dos principais promotores e apoiadores da arte e cultura na capital mineira, o Instituto Cervantes de Belo Horizonte realiza, juntamente com o Cine Santa Tereza (rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza), entre 1º e 5 de outubro, a mostra gratuita de cinema em referência ao Dia do Cinema Espanhol, que é comemorado no dia 6 de outubro.

A seleção de filmes proposta passeia por diferentes épocas e estilos da tradição cinematográfica espanhola, múltipla e singular. Os ingressos podem ser retirados pelo Sympla ou na bilheteria do cinema, 30 minutos antes da sessão.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas