Mês das Crianças no Circuito Liberdade conta com mais de 40 atrações; veja a programação

Os espaços culturais do Circuito Liberdade vão oferecer uma programação especial para celebrar o Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro. São mais de 40 atrações voltadas ao público infantil e familiar que incluem teatro, oficinas, feiras, contação de histórias, culinária, exposições e atividades artísticas.
As atividades se estendem por todo o mês de outubro e a programação completa dos espaços está disponível no link.
Na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, as crianças poderão participar de oficinas de origami e construção de objetos voadores, além de encontros de leitura e brincadeiras.

No Museu dos Brinquedos, a Casa dos Quadrinhos participa do “Fantástico Festival de Brincadeira e Cultura”, novo nome do tradicional “Se essa rua fosse minha…”, que acontece na Praça da Savassi, no domingo (12). A programação gratuita reúne brincadeiras de rua, oficinas de brinquedos, atividades artísticas e apresentações culturais. As crianças também poderão trocar brinquedos entre si, incentivando o consumo consciente.
De 11 a 19 de outubro, o Espaço do Conhecimento UFMG oferece 13 atividades gratuitas, incluindo oficinas artísticas, jogos interativos, teatro de sombras e ações acessíveis em Libras.
O Ponto Cultural CDL/BH realiza, no dia 20 de outubro, a oficina “Confeitaria para Crianças”, em parceria com Alexandre Palione, participante do reality Bake Off Brasil. Crianças de 8 a 14 anos, acompanhadas pelos responsáveis, vão aprender a fazer brigadeiros e alfajores em uma proposta educativa que une culinária e noções de empreendedorismo.
O CCBB BH mantém em cartaz durante todo o mês o espetáculo “Fábrica de Nuvem”, que mistura fantasia e conscientização ambiental em uma narrativa sobre uma palhaça responsável por equilibrar o clima mundial. Os ingressos são a preço popular.

No Palácio das Artes, a programação inclui atividades gratuitas e pagas. O destaque é a peça “Alice no País das Maravilhas”, do Grupo Giramundo, no domingo (12). O espaço também sedia o “Palco Aberto – Dia do Pequeno Artista”, no sábado (11), iniciativa da Fundação Clóvis Salgado (FCS) e do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), que valoriza a arte negra e promove oficinas, contação de histórias e o ateliê “Cartas de Alice”, para crianças a partir de 10 anos.
O Sesc em Minas preparou uma agenda variada que conta com os espetáculos “Siricoté – 15 anos do Grupo Serelepe”, em cartaz nos dias 11 e 12 de outubro e “Como a Noite apareceu”, com apresentação no dia 19 de outubro. Também haverá o “Ninho Festival”, com programação gratuita voltada para a primeira infância, com espetáculos, oficinas e vivências artísticas.
No Teatro Feluma, o destaque é a peça “Alexa no País das Maravilhas Virtuais”, estrelada por Branda Sol e Cláudio Diniz, que aborda o uso consciente da tecnologia entre os jovens. As apresentações acontecem nos dias 11 e 12 outubro, com ingresso a R$ 60 (inteira).

A Minasplay, plataforma de streaming da Empresa Mineira de Comunicação, leva curtas e animações infantis a espaços públicos com um mostra itinerante realizada nesta quinta-feira (9), no Teatro Matilde Maria Fonseca, em Vespasiano. Toda a programação também pode ser assistida gratuitamente pela plataforma.
No dia 17 de outubro, o Centro de Cultura Presidente Itamar Franco, que abriga a Rede Minas, a Rádio Inconfidência e a Filarmônica de Minas Gerais, promove a festa “EMC na Pracinha”, com atrações para toda a família.
Na Casa Fiat de Cultura, as crianças poderão vivenciar experiências com música, circo e arte. Neste domingo (12), o “ônibus musical” oferece uma imersão sensorial gratuita para crianças de 4 a 12 anos. Já no dia 15 de outubro, a oficina “Circo Cia Gêmea – Picadeiro da cultura e da alegria” toma conta dos jardins do museu.
Entre os dias 16 e 19 de outubro, a Casa Fiat de Cultura promove o “11º Presépio Colaborativo”, inspirado nas comunidades ribeirinhas do Brasil, e, no dia 19, o espetáculo “Descobrindo o mundo da música” apresenta obras de Mozart, Villa-Lobos e canções populares, conduzidas por um narrador que transforma a audição em uma aventura lúdica.
Ouça a rádio de Minas