No mês das mães, maternidade é reflexão no Humberto Mauro

Hoje é dia de estreia no Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes, na capital mineira. O que significa ser mãe? Nesse contexto, o que significa dotar outro alguém de vida ou afetivamente abraçar uma outra pessoa? No mês das mães, refletindo sobre essas questões, a terceira edição do projeto “Estudos de Cinema” apresenta uma série de filmes que exploram o significado da maternidade. Começa nesta sexta-feira (3), na Humberto Mauro, a mostra “Ventres Maternos”, que vai acontecer nas tardes de três sextas-feiras do mês: dias 3/5, 17/5 e 24/5. Serão seis filmes divididos em três recortes, além de uma palestra ao final sobre o tema do ciclo chamada “Afetos: maternidade e o cinema”. Todas as sessões do Cine Humberto Mauro são gratuitas, e os ingressos podem ser retirados a partir de uma hora antes das exibições, na bilheteria do cinema.
Os filmes exibidos serão: “Hereditário” (2018, dir. Ari Aster); “O Babadook” (2014, Jennifer Kent); “Por Uma Hora a Mais Com Você” (2002, Alina Marazzi); “Stella Dallas, Mãe Redentora (1937, King Vidor)”; “O Bebê de Rosemary” (1968, Roman Polanski) e “Tudo sobre Minha Mãe” (1998, Pedro Almodóvar). A estreia é com “Hereditário” e “O Babadook” e as sessões são às 15h e às 17h30.
A partir das obras selecionadas, o público será conduzido por um percurso que retrata as diversas nuances do papel materno. As produções mergulham nas complexas relações entre mães e filhos e entre mães e o mundo, revelando um universo de conflitos e conexões. São representações que abordam de diferentes maneiras a pulsão de vida e as particularidades da experiência de entregar um filho ao mundo e ver como o mundo incide sobre aquele que se distancia do seio do afeto, do cuidado e da proteção.
Nesses filmes, ser mãe é muito mais do que dar à luz; é um conjunto de gestos de amor, entendimento, entrega e sacrifício. A seleção inclui, ainda, filmes que abordam a criação ou ruptura do vínculo entre mães e filhos. Dessa maneira, o terceiro ciclo do projeto “Estudos de Cinema” tem como objetivo reconhecer e valorizar a diversidade de narrativas e vivências que permeiam as experiências da maternidade. O Palácio das Artes disponibiliza informações para o público no seguinte telefone: (31) 3236-7400.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Ouça a rádio de Minas